Copywriting o processo de produção de textos persuasivos
Copywriting é o processo de produção de textos persuasivos para ações de Marketing e Vendas. profissional responsável pelo desenvolvimento do texto (também chamado de copy) é conhecido como Copywriter.
Imagine que você está procurando brinquedos educativos para ele. Fazendo buscas online, você vai parar na página “sobre” de duas empresas:
Empresa X:
“A X é uma empresa com base em __. A empresa ainda pertence à família __, que a fundou em __. A X é comprometida com o desenvolvimento da criatividade das crianças por meio de brincadeiras e aprendizados. Com base em seus primeiros produtos, a empresa hoje oferece brinquedos, experiências e materiais de ensino para crianças em mais de 130 países.”
Empresa Y:
“Nós estamos no meio de uma Revolução no Aprendizado — uma revolução que defende a importância das brincadeiras no ensino do século XXI! A Y cria e produz brinquedos que ensinam sobre empatia, comunicação criativa, colaboração e outras habilidades necessárias para os aprendizes do século XXI, de qualquer idade.”
A descrição da empresa Y parece muito mais interessante do que o da empresa X, não acha? Isso porque, mais do que falar sobre seus produtos, a empresa Y passa seus valores. Ou seja, ela vende uma ideia. A ideia de uma nova forma de educar, que associa o ato de brincar ao ato de aprender.
Mas e o que isso tem a ver com produção de textos persuasivos ”copywriting”?
Na verdade, tudo. Quer ver como?
Antes de falar o que é copywriting, vamos falar sobre os propósitos de escrever. Como você deve imaginar, escrever tem diferentes propósitos; no marketing, a escrita tem como principal objetivo converter ou seja vender um produto, um serviço ou mesmo uma ideia.
E é nesse sentido que o propósito da escrita no marketing se relaciona ao copywriting. Copywriting é o ato de produção de textos persuasivos, textos com o objetivo de vender uma ideia a sua audiência fazendo ela tomar uma decisão.
As novas estratégias de marketing, como o Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo online, fazem com que seja necessário rever esse conceito.
Com a popularização dessas estratégias nos últimos anos, percebe-se cada vez mais a importância de um copywriting que traga também informação ao público-alvo, e não seja só propaganda.
E quais seriam as boas práticas para passar essa informação?
Para falarmos sobre isso, começaremos apontando aquilo que não faz parte de um bom copywriting.
O que não é (bom) copywriting
Texto pobre/ruim
Esse é, com certeza, um dos principais problemas de um copywriting ruim. Será muito difícil você vender qualquer coisa se seu texto não tiver um mínimo de coerência, apresentar erros gramaticais e apelar para uma linguagem pobre.
Não é por acaso, muitos exemplos de copywriting memoráveis foram criados por copywriters que são e foram escritores talentosos.
Não ter credibilidade
Também não adianta você ter um texto impecável se a sua empresa ou aquilo que você está tentando vender não passa credibilidade à sua audiência.Por isso, é preciso construir uma relação de confiança com seu público. E isso não se faz da noite para o dia.
Não dosar a quantidade de informações
Você deve conhecer aquela frase «menos é mais». E ela vale para quando estamos falando de copywriting também.
Não adianta tentar abraçar o mundo em um único texto, pois mesmo sua audiência é formada por diversos subpúblicos diferentes, com os quais você precisará ter diversas abordagens para tentar vender uma mesma ideia.
Abusar dos jargões
É claro que cada segmento possui um jargão, e que muitas vezes é impossível falar do seu mercado sem recorrer a ele. Mas lembre-se de que seu público nem sempre está tão familiarizado com esse vocabulário.
Por isso, use-o com moderação.
Falar somente das características do seu produto/serviço e esquecer os benefícios
No fim das contas, lembre-se de que não se trata de tentar empurrar sua solução para seu público, porque não é na sua solução que ele está interessado, e sim em resolver os próprios problemas.
Boas práticas de copywriting — e por que elas funcionam
Bom, agora já conhecemos algumas práticas ruins e que não funcionam.Para falar sobre isso, vamos voltar ao próprio conceito de copywriting. O copywriting também é conhecido produção de textos persuasivos ,escrita persuasiva. Isso significa que o objetivo é persuadir o público-alvo. E quais são as armas da persuasão utilizadas na criação de um bom copywriting? A resposta? Gatilhos mentais.
De forma geral, gatilhos mentais são mecanismos cerebrais que tem como objetivo tornar mais rápido o processo de decisão, evitando que isso tome muito do nosso tempo e energia.
Segundo Robert Cialdini, no livro As Armas da Persuasão, o comportamento humano é governado por alguns princípios psicológicos fundamentais, que geralmente nos levam a agir de forma quase que automática: reciprocidade, aprovação social, afinidade, autoridade, escassez e compromisso.
•Reciprocidade: esse princípio psicológico sugere que o ser humano tem a tendência natural a responder uma ação positiva com outra ação positiva. É o famoso «gentileza gera gentileza».
•Aprovação social: o gatilho da aprovação social conclui que somos influenciados pelos outros em nossas decisões e, quanto mais pessoas optam por algo, mais as outras são levadas a tomar a mesma atitude.
O copywriter e fundador da Sociedade Brasileira de Copywriting , Rafael Albertoni, apresentou na plenária do RD Summit 2018 os 5 principais passos para obter mais conversões com a técnica de escrita, que define como «a arte e a ciência de criar uma comunicação com o objetivo de gerar uma ação como resposta».
Atenção
Para ele, é importante ter em mente que a estratégia de conteúdo precisa ser feita pensando na venda, não no conteúdo em si. E 80% da força de um bom copy está nesta etapa.
São elementos como o título, que deve «fazer a pessoa parar tudo o que ela está fazendo para ler».
Conexão e identificação
Para que o leitor desenvolva conexão e identificação com sua marca é preciso apelar para a emoção. «Se as pessoas se conectam com a marca, elas compram; o ser humano age por emoção e justifica com lógica» explicou.
Problema
Um bom copy também fala de problemas pelos quais a pessoa passou e que está passando para gerar identificação. E pode também olhar para o futuro, indicando problemas pelos quais alguém pode passar, caso não faça algo a respeito.
Solução
«A melhor solução para entregar para seu cliente não é seu conteúdo, é o seu produto». Depois de identificar o problema do cliente, Rafael Albertoni diz que o copy deve informar o que o seu produto pode fazer pelo cliente em potencial.
Oferta
De acordo com Rafael Albertoni, muitos copywriters têm medo de vender, seja por medo de descadastro por email ou de perder clientes. Mas, segundo ele, não deveria ser assim. Segundo ele, os casos em que obteve mais descadastro foram também aqueles em que gerou mais resultados.
A melhor solução que você tem para entregar não é seu conteúdo, é seu produto; o conteúdo tem a única função de fazer sua empresa crescer.
7 dicas de Copywriting para você usar na de produção de textos persuasivos
A seguir, veremos algumas boas práticas de copywriting — e quais princípios psicológicos as governam.
Conheça seu público
Esse é um dos pontos mais básicos de um bom copywriting. Afinal de contas, só é possível convencer seu público a realizar a ação desejada se você o conhece, sabe do que ele precisa e entende como se comunicar com ele.
Para isso, é preciso conhecer muito bem suas personas, saber em que etapa elas estão na jornada de compra e entender como criar conteúdos que gerem valor para essa persona de acordo com a etapa em que ela se encontra.
Ofereça algo «a mais» para o seu leitor
Se você quer iniciar ou intensificar o relacionamento com sua audiência, não comece pedindo a eles suas informações. Em vez disso, faça o oposto, e ofereça algo para essas pessoas, de preferência algo que você saiba que gera valor para elas.
Veja o exemplo abaixo: ao oferecer um material aprofundado e de qualidade a suas personas, elas não se importarão em dar a você algumas informações em troca.
Prove o que você está dizendo
Assim, ao mesmo tempo que você mostra que outras pessoas estão tendo sucesso com sua solução, já se posiciona como alguém que entende do seu mercado e mostra o que está fazendo para resolver o problema da sua persona.
Veja o exemplo abaixo da Resultados Digitais. Usamos o depoimento de um cliente que utiliza o RD Station, nossa plataforma de Automação de Marketing.
Assuma erros com produção de textos persuasivos
Essa dica pode parecer um tiro no pé, mas ela pode ser um verdadeiro trunfo da sua empresa em copywriting. É claro que não estamos estimulando você a cometer erros, mas sim a assumi-los quando a situação se faz necessária.
Dessa forma, você criará uma espécie de conexão com suas personas, mostrando a elas que, assim como todo mundo, sua empresa também é passível de cometer deslizes, mas que passa por cima das adversidades para ter uma relação de confiança com seu público — e pode até usar a situação para oferecer uma compensação aos seus Leads e clientes.
Ofereça algo limitado
Oferecer seu produto, serviço ou conteúdo como algo único e exclusivo fará criará uma urgência em seu público-alvo para obtê-lo. Além disso, é importante agregar valor ao cliente de forma a oferecer alguma vantagem competitiva e de forma limitada.
Faça o Lead/cliente concordar com o que você está dizendo
Se você falar diretamente sobre as características de seu produto ou serviço, é muito provável que muitos Leads e clientes sequer deem ouvidos ao que você tem a dizer.
Mas, se em vez disso você falar sobre os problemas que o Lead/cliente enfrenta e mostrar que você pode ajudar a solucioná-los, a situação muda completamente.
Dessa forma, o cliente estaria propenso a dizer sim e aumentaria a chance de fechar o negócio devido ao compromisso firmado.
Conte histórias com produção de textos persuasivos
O famoso storytelling não é uma técnica utilizada por acaso: por meio de histórias de sua empresa ou de seus clientes, suas personas poderão criar uma identificação, compartilhando medos, receios, angústias, habilidades, desafios e conquistas com as histórias que leem/veem.
Princípio psicológico: afinidade e aprovação social.
Após todo esse conhecimento você agora é um especialista em produção de textos persuasivos, lembre-se que a copy é o começo de um bom anúncio e essencial para chamar a atenção do cliente.
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