Vantagens do SEO
SEO, ou Search Engine Optimization, é o processo de direcionar o tráfego para o seu site a partir de mecanismos de pesquisa como Google e Bing. No entanto, quais são os benefícios reais do SEO?
Qualquer empresa pode investir?
É útil para pequenas empresas?
O SEO tornou-se um importante pilar que determina o sucesso ou o fracasso de um negócio.
Quer a empresa seja grande ou pequena, nova ou antiga, toda empresa precisa considerar ter seu próprio site.
Uma das vantagens do SEO é revelada neste momento. Isso pode ajudar sua empresa a aumentar a participação no mercado. Se você ainda não sabe ao certo qual é essa estratégia, recomendo ler primeiro o artigo: “O que é otimização de mecanismos de pesquisa? Tudo o que você precisa saber antes de começar”.
Depois de entender o que a estratégia significa, você poderá entender os benefícios do SEO para sua empresa.
Algumas empresas insistem em não considerar o SEO em suas práticas de marketing. Existem algumas razões comuns para isso:
A maioria dessas empresas não considera importante criar um site para comercializar seus serviços ou produtos;
Eles não têm fundos para investir em SEO ou gerenciar suas campanhas;
Influenciado pelo feedback negativo de outros proprietários de pequenas empresas que podem não ter sido bem-sucedidos no passado porque não usaram bem o SEO.
Embora eu entenda que esses pontos fazem você questionar os benefícios do SEO, preciso desafiar suas crenças. A seguir, detalhamos os 8 principais benefícios do SEO para empresas em geral.
Após uma breve lista de benefícios de SEO, selecionamos algumas dicas sobre como implementar SEO e assumir o controle de seus rankings do Google.
Ou pule para o artigo; “5 dicas de fundação seguras sobre como classificar meu site no Google”.
Os 8 motivos listados abaixo devem esclarecer por que as empresas precisam de SEO, independentemente do tamanho do negócio que você gerencia.
- A pesquisa orgânica costuma ser a principal fonte de tráfego do site
A pesquisa orgânica é uma parte importante do desempenho do site e um componente-chave nas etapas do funil de vendas e, finalmente, na obtenção de usuários para concluir uma conversão ou engajamento.
O Google possui mais de 75% de todo o mercado de buscas. É o líder claro, por isso é importante seguir suas diretrizes de otimização.
Sabemos que a maioria das pessoas com acesso à Internet visita o Google pelo menos uma vez por dia para obter informações.
Assumir as primeiras posições devido a essas pesquisas beneficiará sua marca, principalmente aumentando o tráfego para seu site. Você concordará que esta é uma das grandes vantagens do SEO.
- SEO constrói confiança e credibilidade
O SEO desempenha um papel específico no reconhecimento da marca.
Um site otimizado para mecanismos de pesquisa atrai mais usuários do que um site não otimizado.
Uma estratégia de SEO bem elaborada é projetada para levar as páginas do seu site ao topo dos resultados de pesquisa do Google. Bem, essa é uma das maneiras pelas quais os usuários conhecem sua empresa e confiam em sua marca.
O objetivo de qualquer SEO experiente é estabelecer uma base sólida para um site bonito com uma experiência de usuário limpa e eficaz que seja facilmente descoberta na pesquisa devido à confiança e credibilidade da marca e de seus ativos digitais.
Muitos elementos entram em estabelecer autoridade com motores de busca como o Google. Além dos fatores acima, existem vários fatores que contribuem para o acúmulo de poder ao longo do tempo, incluindo:
backlinks de qualidade;
comportamento positivo do usuário;
Otimize os elementos e o conteúdo da página.
Construir autoridade tem mais impacto em sua marca do que a maioria das outras estratégias de marketing.
- Ajuda você a enfrentar a concorrência
Ter um site melhor otimizado do que outros ajuda sua empresa a competir com empresas muito maiores do que ela.
Você pode não conseguir competir com a publicidade paga porque geralmente as empresas maiores possuem mais recursos, porém, com o SEO você tem um espaço mais democrático para ganhar visibilidade e chegar na frente dos seus clientes.
- Aumente o engajamento, tráfego e conversões + SEO local
Uma das principais vantagens do SEO é a capacidade de direcionar tráfego qualificado para um site, e os usuários provavelmente se tornarão clientes.
Imagine que você é uma marca de vestuário e tem uma página otimizada que obtém o resultado nº 1 para a palavra-chave “botas de couro”. As chances são muito altas desse cliente clicar no seu link e comprar botas, já que afinal ele está procurando por “botas de couro”.
Vamos adicionar mais dois fatores:
Aumento do domínio do tráfego móvel (principalmente de smartphones);