O que é Inteligência Artificial, entenda como funciona e o seu impacto para as empresas

o que e inteligencia artificial

O que é Inteligência Artificial, entenda como funciona e o seu impacto para as empresas

Nesse texto iremos falar sobre o que é inteligência artificial, como funciona e o seu impacto para as empresas em todos os setores, sejam elas grandes ou pequenas.

Compreender o conceito de inteligência artificial (IA) e seus principais princípios tornou-se uma necessidade para qualquer empresa que queira ter sucesso na era digital. Enquanto antes investir nessa inovação era uma vantagem competitiva, atualmente está se tornando cada vez mais essencial para alcançar os objetivos desejados.

Isso se deve ao fato de que essa tecnologia permite uma notável modernização na eficiência das práticas organizacionais.

Em um ambiente de alta competitividade e com públicos complexos, ter um sistema informacional inteligente que possa coletar, processar e interpretar informações estratégicas de mercado para a sua empresa é fundamental.

Especialmente considerando a velocidade e a segurança com as quais a IA consegue simular o pensamento humano em grande escala para processar um volume considerável de informações estratégicas sobre os clientes e as tendências de mercado.

Não é por acaso que 81,7% das empresas já estão investindo em tecnologias de análise de dados inteligentes e armazenamento em nuvem, conforme informações da New Vantage.

Quer entender melhor o que é inteligência artificial e como ela impacta os diferentes setores do nosso mundo? Leia o conteúdo completo!

como contratar a empresa certa de marketing digital
como contratar a empresa certa de marketing digital

O que é a Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial (IA) é uma área extremamente cativante e promissora dentro da atual tecnologia. Essa disciplina permite que máquinas e dispositivos eletrônicos desempenhem atividades anteriormente restritas aos seres humanos, abrangendo não somente tarefas mecânicas, mas também aquelas que exigem a perícia de profissionais especializados.

Nos dias atuais, muitas empresas estão direcionando grandes investimentos em IA com o intuito de ampliar a eficiência e a produtividade, além de promover inovação e alcançar vantagens competitivas. É notório o crescente aparecimento de ferramentas outrora presentes apenas no âmbito da ficção científica.

Afinal, o que é inteligência artificial? Seu conceito vai muito além de uma simples prática de computação.

Muito pelo contrário, a IA é um conjunto de diversas soluções tecnológicas que englobam sistemas de aprendizado e machine learning, redes neurais artificiais, big data e comandos algorítmicos.

A principal função dessa técnica é definir processos e respostas por meio da análise de dados, buscando simular o raciocínio humano. Por exemplo, um desenvolvedor pode estabelecer parâmetros pré-definidos por meio da associação de dados, visando fornecer respostas desejadas.

Uma vez estabelecida a arquitetura de uma solução de IA, ela sempre oferecerá soluções e respostas de forma automatizada, conforme os comandos recebidos.

O que é Machine Learning? Entenda o funcionamento dessa tecnologia.

IA nas empresas e no nosso cotidiano

Muitas pessoas ainda não têm uma noção clara do que é inteligência artificial e de como essa inovação já faz parte do nosso cotidiano.

Há algum tempo, a IA deixou de ser apenas um conceito explorado em filmes de ficção científica ou restrito às grandes empresas de tecnologia. Atualmente, são muitas as empresas que utilizam soluções de Inteligência Artificial para aprimorar o planejamento estratégico e auxiliar nas decisões operacionais.

A utilização correta dessas tecnologias possibilita alcançar melhorias significativas no desempenho e aprimorar diversos processos do negócio. Além disso, é uma excelente maneira de obter vantagens competitivas em um cenário de concorrência acirrada.

Não apenas isso, os dispositivos que gradualmente se tornam comuns nas residências já nos dão uma ideia do que a inteligência artificial é capaz de fazer.

Exemplos ilustrativos da tecnologia de IA são as assistentes virtuais Siri e Alexa, desenvolvidas pela Apple e pela Amazon, respectivamente. Essas assistentes utilizam IA para interpretar a voz dos usuários e interagir com eles, criando listas de tarefas, fornecendo informações sobre o trânsito, reproduzindo músicas e podcasts, entre outras funções do dia a dia.

Quais são as principais tendências de inteligência artificial no mundo dos negócios?

Agora que entendemos o que é inteligência artificial, vamos discutir como essa inovação está transformando o mundo dos negócios.

Diversas áreas já experimentaram o impacto positivo dessa tecnologia, desde os processos produtivos na indústria 4.0 até o atendimento ao cliente por meio de plataformas digitais.

Para deixar sua importância ainda mais clara, vamos analisar as principais tendências de inteligência artificial em três modelos de negócios distintos: varejo, cobrança de débitos e setor de viagens.

Varejo Você já notou que, ao acessar um produto em uma loja virtual, passa a receber diversos anúncios relacionados a produtos similares? Ou quando adiciona um livro ao carrinho, recebe recomendações de outros livros do mesmo gênero?

Esses são exemplos claros da aplicação da inteligência artificial no varejo, visando orientar o processo de tomada de decisão para melhorar o atendimento personalizado ao cliente e, assim, aumentar as vendas.

Cobrança de Débitos Qual é o objetivo da inteligência artificial na cobrança de débitos? Esse é considerado um dos melhores casos de sucesso na aplicação das novas tecnologias de automação.

Em vez de incomodar os devedores com inúmeras ligações ao longo do dia, é possível automatizar as cobranças enviando aos clientes e-mails, mensagens de texto e chamadas pré-gravadas. Dessa forma, os devedores se sentem menos pressionados e ficam mais propensos a pagar seus compromissos.

Setor de Viagens Já aconteceu de você reservar um voo e começar a receber sugestões de hospedagem e restaurantes em seu destino? Ou receber e-mails com promoções de viagens para lugares que você deseja conhecer?

Todas essas recomendações são colocadas em prática com o auxílio da inteligência artificial. Essas práticas são baseadas na análise do histórico de compras e no perfil de consumo do cliente. Dessa forma, as marcas podem fazer ofertas mais direcionadas ao estágio do consumidor no processo de vendas.

Afinal, se você comprou uma passagem aérea para algum lugar, é provável que esteja interessado em dicas de hospedagem, gastronomia e lazer. Portanto, as empresas do ramo de turismo, hotelaria e restaurantes podem aproveitar essas informações a seu favor!

Qual o objetivo da inteligência artificial no mundo empresarial?