Plataforma, mensuração, logística e formas

google universal analytics

Plataforma, mensuração, logística e formas

Hoje vamos falar um pouco da parte tecnológica e de tudo que envolve mais um pouco da estrutura técnica do seu negocio digital do seu processo online.

O que envolve plataformas, sistemas de logística e sistemas de pagamento que vão ser fundamentais para que você consiga vender através da internet e que você consiga atingir seu cliente dentro da internet.

E principalmente conseguir fazer a venda e a entrega do seu produto ou serviço de forma automática e de forma que você não precise ficar interagindo com seu cliente para conseguir fazer a venda final do seu produto.

Definir sua plataforma, mensuração e logística para que seu negocio flua como o planejado desde o inicio e sem nenhum contratempo.

O primeiro passo

A primeira coisa que você precisa pensar logo depois que você definiu o publico alvo e depois de ter estruturado que tipo de produto ou serviço que você deseja vender pela internet é definir a plataforma de pagamento, qual o modelo de pagamento você vai atuar nesse mercado para você integrar esse produto ou serviço ao seu cliente.

Os modelos de pagamento envolve desde as plataformas de pagamento, desde você processar o cartão de credito ou boleto ate se você vai ter um e-commerce ou loja virtual ao qual você tenha uma vitrine de produtos ou serviços para estar entregando pro seu cliente ou por exemplo um clube de assinaturas.

O negocio digital não precisa ser necessariamente um e-commerce ou uma loja virtual, você pode ter um produto digital ou um negocio digital que venda nem necessariamente depender de uma plataforma de e-commerce.

As vezes você trabalha com 2, 5 ou 10 produtos, e nesse caso é bom você criar paginas pra vender seus produtos não precisa ter por exemplo um carrinho de compra na qual o cliente ira colocar varias quantidades diferentes de produtos diferentes, isso faz com que o cliente se confunda dependendo do produto ou serviço.

Se você trabalha com uma gama pequena de produtos o ideal é que você venda um produto por vez, isso ira lhe ajudar muito a ter comunicação segmentada que é um dos grandes pontos da venda assertiva, ou seja, você vai realmente conduzir o cliente por processo ao qual você ira apresentar um único produto, e esse produto tem uma comunicação muito bem formatada e que faz a venda especifica pro cliente.

Você precisa definir se precisa de um e-commerce ou não, se você não precisar de um e-commerce o ideal é que você busque uma plataforma de pagina, algo em que você só cria paginas de venda onde só há uma pagina com o seu produto, se você tiver uma gama muito grade de produtos é bom você pesquisar qual e-commerce é melhor pra você.

Tem varias opções de ferramentas de e-commerce hoje disponíveis na internet, mas a ideal sera aquela que já se integra no seu processo, se você já possui um sistema de gestão de estoque, por exemplo, o ideal é que você procure um sistema de e-commerce que se integre com esse sistema de gestão de estoque.

Alguns e-commerce’s que funcional muito bem e que geram uma audiência muito boa são os marketing places públicos como a OLX ou Mercado Livre, eles conseguem fazer a venda, expor o seu produto, entregar isso a uma audiência e fazer a gestão de pagamentos.

Então as vezes é bom você utilizar um desses métodos, tudo ira depender de que tipo de produto você vai vender, então é bom pesquisar como sua concorrência faz ou como as pessoas fazem e buscar uma plataforma similar para não ter problema na hora de vender.

E principalmente você precisa entender como que você automatiza isso, no inicio você pode ter uma venda manual na qual você recebe o pedido e vai no estoque fazer o despacho desse produto, você pode receber esse pedido e liberar o acesso mas isso demanda muito trabalho e acaba não escalando o seu negocio.

Então logo no inicio é bom você pensar em como automatizar o seu negocio e a automação esta ligada a esse negocio, pois você ira montar um controle a partir do momento que o cliente faça a compra você já entregue o produto e as informações de despacho daquele produto para ele.

Em sistemas digitais você consegue por exemplo entregar o produto digital diretamente pro cliente, ou seja, depois que ele faz a compra o sistema recebe a informação de que determinada compra foi aprovada e automatiza o processo para que um sistema mande mande a informação ao fornecedor para que ele realize o despacho do produto para o cliente.

A integração ou inserção da automação de serviço no seu negocio não é essencial para o seu negocio mas é muito importante que você já pese nisso e que já busque uma forma do seu negocio se tornar escalável e pra que você tenha velocidade na entrega do seu cliente.

Uma coisa legal é quando seu cliente efetua o pagamento e já recebe algo em troca, recebe um acesso a um conteúdo, um e-mail agradecendo pela compra ou um numero de rastreamento do produto dele, e isso é um ponto importante da logística.

Logística

Logística sobre plataforma, mensuração e logística é muito importante para que você saiba e dê exatamente ao seu cliente a informação de como você ira entregar, e você saber como você vai entregar e informar ao seu cliente como que aquele processo vai ocorrer, ou seja, a partir do momento que ele comprou o seu produto como ele vai receber esse produto.

Se você possui um físico é legal você realmente você conectar esse produto a uma plataforma que faça o rastreamento desse produto e de como e onde ele está.

É bom quando você compra um produto na internet e você sabe exatamente onde ele está, qual é a data de previsão de chegada, se ele está na transportadora ou não, se ele já foi embalado ou se eu já foi despachado.

Com esse tipo de controle você consegue tirar a ansiedade do seu cliente, ele fez a compra então ele fica ansioso pra receber, então quando você consegue informar a ele como esta o andamento do processo ele fica menos ansioso, ele não ira incomodar o seu suporte, então mantenha seu cliente informado o tempo todo, pois a logística de entrega faz com que ele fique menos ansioso e faz com que ele fique mais feliz por ter confiado em você com adquirir esse produto ou serviço.

Uma das grandes vantagens de você usar a internet é você poder mensurar o resultado de cada canal, de cada componente e de cada alteração que você faz no seu processo, as vezes acelerando essa parte de logística, fazendo a entrega dos e-mails, avisando seu cliente, fazendo venda por boleto, parcelando no cartão ou aceitando deposito em conta você acaba por descobrir qual venda mais ocorre por ter habilitado tal função ou por ter criado tipos de opção.

Sempre meça as alterações ou as melhorias que você fizer pra você saber se aquilo esta fazendo ou não impacto no seu negocio, mudanças dentro do seu projeto e dentro do seu negocio devem ser medidas, você precisa medir essas mudanças aos olhos do cliente e não aos seus, pois algo que você possa achar que vai melhorar o seu processo e aumentar suas vendas pode acabar por piorar tudo.

Quando você já souber muito sobre esse assunto você vai descobri que mudar um botão do seu site de lugar ou ate mudar a cor dele pode ate aumentar suas vendas em 5% ou 10%.

As vezes uma pequena mudança no texto, na chamada ou em colocar o prazo de garantia mais claramente pode fazer com que você aumente suas vendas, então só medindo e entendendo que cada alteração dessa tem um impacto na hora do seu negocio final é que você vai conseguir melhorar o seu retorno sobre o investimento.

Pequenas mudanças juntas fazem com que você venha a dobra suas vendas em um período curto fazendo pequenas mudanças, mas nada disso vai fazer sentido se você não medir, então sempre pense na mensuração do seu negocio.

E nessa parte de mensuração e integração é bom você pensar nessa plataforma para ver se ela aceita os parâmetros de integração, o que hoje geralmente a maioria das plataformas já pensam nisso, então na hora que você olhar para a plataforma e pensar em começar a configurar pense nos seguintes pontos.

É bom você ter um controle bem exato da gestão de transações e ter um modelo financeiro integrado a esse processo, então a plataforma precisa ter uma gestão financeira ou se integrar com um sistema financeiro para que você não perca o controle sobre essa parte que é muito importante.

As vezes sua vendas vão ser parceladas ou no boleto, e se você não olhar para isso com cuidado possa ser que você acabe com o capital de giro e fique sem dinheiro para investir em novos produtos ou novos estoques, então mantenha o controle de transações muito bem controlado dentro do seu sistema.

E por fim olhe para as outras possibilidades que as plataformas tem para oferecer para você e que fazem uma diferença imensa na hora da venda, coisas como integrações com ferramentas de chat, integrações com ferramentas de reembolso automático ou ate integração com sistema que permitam a gestão de afiliados ou fornecedores.

Então fique atento a ferramentas que possam te ajudar e a melhorar a aumentar suas vendas e o seu lucro juntamente da plataforma, mensuração e logística.

Gostou do texto? Para ver o texto anterior falando sobre As Principais Estratégias de Marketing – Parte 2, clique aqui.