O que é marketing para médicos
Pode ter sido inconcebível que a comunidade médica altamente respeitada precisasse fazer algum marketing, mas todo o cenário de produtos e serviços de marketing mudou e, em alguns casos, dramaticamente.
A comunidade médica como outras pessoas agora podem se beneficiar dos serviços de marketing, mas o marketing médico deve ser tratado de maneira diferente.
Uma pergunta validamente óbvia que surgirá é se o marketing médico deve ser feito pelos envolvidos na indústria. A resposta, que pode ser bastante óbvia, é exatamente como existem analistas que estudam setores específicos de negócios; existem profissionais de marketing, com as habilidades e os conhecimentos necessários para se especializar na área médica.
O campo médico é amplamente aberto e variado, e pode incluir outras áreas, como marketing dental, produtos farmacêuticos e quaisquer outras áreas associadas. O ponto é que o campo da medicina pode usar o mercado médico para contar aos outros o que está acontecendo na comunidade.
Como usar a Internet gratuitamente, mas eficaz publicidade médica?
A internet é uma ótima plataforma que permite que os médicos promovam seus serviços médicos on-line, mesmo com recursos limitados. O marketing com o uso de mecanismos de busca é relativamente fácil e precisa apenas de um site bem projetado e facilmente acessível a todos os grupos-alvo.
O uso de um site para comercializar sua clínica ou serviços médicos on-line facilita o acesso às massas, ajudando a construir e aumentar sua clientela.
Para criar uma presença on-line eficaz, uma organização ou um médico deve considerar uma parceria com empresas de marketing digital que tenham um conhecimento profundo da otimização de mecanismos de pesquisa e marketing de mídia social.
Isso garantirá que seu site seja otimizado com o conjunto certo de palavras-chave e tenha boa classificação nos resultados dos mecanismos de pesquisa. A equipe de marketing digital ajudará a tornar seu site visível, facilmente acessível e indexado pelos bancos de dados dos mecanismos de pesquisa
Nenhuma prática médica ou organização farmacêutica deve confiar no boca a boca de pacientes, amigos e familiares, etc. para a promoção de seus produtos e serviços.
Explorar a crescente curiosidade dos visitantes on-line pode abrir novos caminhos que podem apresentar oportunidades para os médicos.
Por que é importante construir uma reputação online positiva?
O marketing médico é um ambiente extremamente competitivo. Com o crescente número de prestadores de serviços farmacêuticos e médicos, está se tornando cada vez mais essencial para esses profissionais construir sua reputação online com boas estratégias de marketing médico on-line, além dos meios tradicionais de marketing.
O marketing do mecanismo de pesquisa e as mídias sociais permitem que você construa sua reputação por meio de avaliações por pares e promoção básica de boca em boca.
Garantir que a reputação on-line de um profissional ou organização farmacêutica seja forte pode oferecer-lhes uma ‘vantagem’ distinta sobre seus concorrentes.
Como a educação das massas pode ajudar no marketing médico on-line?
Uma das maneiras mais eficazes de marketing médico on-line é encontrar maneiras indiretas sutis de educar o consumidor / paciente.
A criação de literatura médica específica para uma condição-alvo não apenas ajuda a aumentar a conscientização da saúde, mas também ajuda a manter as pessoas interessadas na solução que você deseja oferecer.
Por exemplo, se você é cardiologista ou oferece medicamentos específicos para o coração, pode postar artigos relacionados a doenças cardíacas e os tratamentos disponíveis para eles.
Isso não apenas aumentaria a conscientização do consumidor sobre doenças cardíacas, mas também saberia de onde procurar ajuda caso sofressem de um problema de saúde semelhante.
Como profissional de saúde ou provedor de serviços, é preciso considerar todos os vários meios pelos quais se pode aumentar o alcance dos produtos e serviços oferecidos, a fim de construir uma clientela mais ampla e melhor.
Drauzio Varella
O médico Drauzio Varella é muito conhecido por suas aparições em programas de televisão. Em sua página do Facebook possui cerca de 1,5 milhões de seguidores.
Criou outros canais em 2010 para se comunicar melhor com seu público na internet. Com esse investimento alcançou números ainda maiores em redes sociais, transformando-o em um dos profissionais da saúde com mais alcance no Brasil.
+ Blog: Pergunte ao Doutor
Drauzio Varella possui uma equipe que ajudam a manter seu site oficial (drauziovarella.com.br) e a página no Facebook atualizados. Nesses ambientes, o oncologista aborda diversos temas de sua área de especialidade.
Ele também aborda outros temas, como alertas e cuidados com a saúde, ou notícias como novidades no tratamento da aids.
Em um de seus posts em que falava sobre calor e enxaqueca, teve mais de 10.000 curtidas e cerca de 7.000 compartilhamentos. Um dos posts recentes de maior sucesso, publicado no mês passado, que falava sobre calor e enxaqueca, teve mais de 13 000 curtidas e 7 500 compartilhamentos.
Muitas pessoas procuram a internet para discutir assuntos relacionados a saúde, ou até mesmo para procurar seus próprios problemas.
Essa atitude incomoda alguns profissionais da saúde, mas no caso de Drauzio Varella e de outros médicos, mostra como o jogo pode virar. “Graças às informações que circulam no mundo virtual, as pessoas chegam mais esclarecidas ao consultório e conseguem expor melhor o problema pelo qual estão passando”, afirmou Varella.
Agora, em vez de se incomodarem com questionamentos, os médicos podem usar ferramentas para divulgar notícias importantes e seus próprios serviços.
Mariana Perroni
Mariana Perroni é especialista em medicina intensiva e defensora da interação tecnológica com a saúde. Mantém a página “Palpitação” no Facebook, onde aborda diversos assuntos bom humor, como diabetes. Em sua página, compartilha informações importantes, focadas principalmente para pacientes e estudantes.
Mariana discute vários temas como diabetes, sedentarismo e tabagismo de forma bem descontraída e ao mesmo tempo informativa. O perfil foi criado com o intuito de divulgar o blog homônimo, e acabou por si só sendo uma ótima ferramenta de comunicação.
Segundo ela, suas abordagens descontraídas são uma forma de combater a imagem santificada do médico que muitas pessoas possuem. “O paciente não pode se intimidar com o jaleco e deixar de relatar coisas indispensáveis no momento de uma consulta”, afirma Mariana Peroni.