Instagram permite o agendamento de posts para marcas
Parece que os pedidos de muitas empresas que usam o Instagram em sua estratégia de marketing foram atendidos: agora será possível fazer agendamento das postagens para marcas na rede. Apenas para empresas por enquanto. Confira a novidade!
Profissionais de Marketing Digital e pequenas empresas podem hoje, contar com o agendamento de posts nativo no Instagram.
Agendamento de posts
O novo recurso vai ser praticado através da Instagram Graph API, e se soma a outros oferecidos antes, como os de visualizar insights orgânicos e administrar comentários.
Com mais de 800 milhões de usuários no mundo e sendo, hoje em dia, a segunda rede social mais usada por marcas no Brasil, o Instagram é atualmente um dos melhores canais de marketing para as marcas.
Apesar de várias ferramentas já terem essa função disponível, o Instagram anunciou também uma mudança em seu API, segundo o padrão do Facebook. Agora, em vez de Instagram API, incluiram o Instagram Graph API.
A permissão do Instagram para agendar posts foi uma novidade bastante esperada
A mudança foi anunciada pela própria rede em seu comunicado oficial, indicando que todas as ferramentas devem se adaptar a essa nova realidade.
“Juntos, esses recursos ajudam a ter um melhor planejamento de conteúdo e gerenciamento seguro de contas, eliminando a necessidade de compartilhamento de logins e senhas para ter acesso a informações ou criar uma postagens”, diz o texto do anúncio, no blog do app.
Ferramentas de agendamento de posts
“O agendamento e publicação do conteúdo do Instagram era um pedido recorrente da maioria dos nossos 16 milhões de clientes. Agora, eles podem gerenciar grandes volumes de conteúdo, vários membros da equipe e várias contas do Instagram com facilidade e segurança. Estamos animados para se associar com o Instagram e fazer isso acontecer na prática”, disse Ryan Holmes, CEO da Hootsuite.
A SocialFlow também já está operando com o Instagram para prover o recurso. Outros vão fazer o mesmo, já que a API está acessível para todos os Facebook Marketing Partners ou Instagram Partners.
Por enquanto, a única empresa com esse novo recurso no modelo do Instagram é a Hootsuite. Uma das mais conhecidas referências do mercado.
Outras novidades no instagram
Assim como outras inovações, como os anúncios, o Instagram Insights, os links clicáveis no Stories e a reconfiguração fiel de seu algoritmo, essa novidade mostra como a rede está atribulada em cada vez mais consolidar-se em um canal de negócios para marcas e ponto de contato com seus clientes.
Como funciona a novidade?
O agendamento de postagens será feito por meio de outros aplicativos, ou seja, será necessário que ferramentas de redes sociais cedam essa funcionalidade para fazer o agendamento.
O que muda?
Antes, o agendamento de postagens estava disponível através de ferramentas que enviavam uma notificação push para fazer a publicação em uma determinada hora. Com a nova API, deixará de ser necessário entrar no aplicativo para publicar as postagens agendadas.
O acesso do recurso de agendamento de posts para perfis não comerciais está prevista para o início de 2019.
Marcas com perfis de empresas na rede social já podem, a partir de hoje, colocar posts no Instagram, uma das características mais pedidas até o momento.
A novidade será disponibilizada por aplicativos de terceiros que terão de implementar essa funcionalidade para dar acesso aos clientes. Não há uma previsão para quando ou se isso vai ser possível no aplicativo principal.
Além disso, o Instagram anunciou que agora uma nova API, de forma similar ao Facebook. Portanto, todos os aplicativos precisam se adaptar a essa nova realidade.
O planejamento para redes sociais é fundamental.
Ter um calendário de posts, um mapa de tópicos bem feito e posts agendados fará toda a diferença e garante uma presença constate e com objetivo nas redes.
Um dos maiores problemas do Instagram, era conseguir gerenciar as postagens. Agora, isso será bem mais fácil, já que você poderá ter um calendário planejado e programar suas novidades assim como em outras redes.
No anúncio no blog oficial do Instagram também foi revelado que vai descontinuar sua API antiga, então serviços que usam vão ter que passar para a nova queiram ou não.
E apenas serviços com acesso à nova API terão essa novidade.
Por enquanto, o Hootsuite é o único que já tem isso.
Junto, chegam outras novidades como ferramentas para gerenciar a presença orgânica dessas marcas na rede, a visualização de publicações nas quais a página foi mencionada ou a visitação a outras páginas de empresas. A mudança chega graças a alterações técnicas.
“Esses recursos permitem um melhor planejamento de conteúdo e maior segurança no gerenciamento de contas, já que não é mais necessário que empregados compartilhem as credenciais para ganhar acesso a insights ou para a criação de posts”, diz o Instagram em seu blog.
Quem ainda não tem acesso ao perfil de empresas no Instagram precisa mandar aquele “Oi sumido” pro seu gerente de anúncios do Facebook ou Instagram e perguntar sobre o produto. E torcer para receber o acesso o quanto antes.