As empresas em Fortaleza precisam de mídias sociais?
A gestão de mídias sociais em Fortaleza se tornou uma tarefa de grande importância para as empresas. Com o avanço tecnológico e o uso frequente da internet, as mídias sociais tornaram-se palco para diversas estratégias de marketing e muito eficazes.
Ter um espaço na web para sua empresa é uma ótima maneira de divulgar sua marca e aproximar seu público. Essa atividade é desempenhada de uma forma bem simples que consiste em divulgar regulamente conteúdo utilizando essas ferramentas, mas que para que suas ações realmente sejam efetivas é necessário retorno financeiro.
No que as mídias sociais podem mudar na minha empresa?
As mídias sociais são ferramentas muito importantes em qualquer negócio em Fortaleza, tanto físico como online. Apesar disso, não são todos os empreendedores que usam essa ferramenta com veemência e dedicação. Isso acontece pelo fato de que mídias sociais demandarem tempo, que é algo muito importante hoje em dia.
O compartilhamento de informações por meio de mídias sociais tem crescido muito devido ao crescente número de aparelhos conectados, portanto as plataformas digitais são ambientes que ajudam a alcançar os públicos de interesse de uma empresa, o que faz com que todos tempo demandado valha apena.
É crescente a forma como os portais de comunicação e empresas vêm expandindo cada vez mais seu conteúdo usando redes sociais.
Elas funcionam como um funil para o usuário, onde ele tem acesso aos seus principais interesses e facilmente encontra métodos de se aprofundar nos temas que julga pertinentes.
Planejamento
O planejamento trata-se de uma etapa muito importante, e que não pode ser negligenciada. Durante o planejamento de campanhas de marketing em mídias sociais, é definida principalmente qual será o canal de atuação que receberá mais atenção.
Quando se fala em planejamento de campanhas de marketing em redes sociais, é importante entender que estamos falando principalmente de planejamento estratégico de ações, e não apenas de ferramentas tecnológicas.
Buyer persona
É comum algumas pessoas confundirem os conceitos de público-alvo e persona. No primeiro, é uma definição do marketing tradicional que define para quais grupos de pessoas as campanhas de marketing seriam direcionadas.
O público-alvo pode conter conter informações como idade, classe social e região das pessoas que pretende-se atingir, além de dados psicográficos e comportamentais, como hábitos e costumes do consumidor.
Já a persona é um termo usado no marketing digital que define um personagem semi fictício que representa o perfil ideal de cliente.
Uma persona é criada à base de informações recolhidas por pesquisas de mercados e ferramentas analíticas na internet, além da experiência e conhecimento empírico adquiridos durante a vida.
Imagine um jovem com faixa etária entre 17 à 19 anos que estuda publicidade, e usa redes sociais diariamente para se informar de assuntos de seu interesse. Diariamente ele acompanha em redes sociais publicações principalmente de jogos, filmes, séries e assuntos direcionados a sua carreira. Esse jovem tem como maior objetivo fazer uma pós graduação e trabalhar no exterior.
Tendo em mente esse perfil, já é possível abordar uma comunicação mais direcionada a esse perfil.
É possível criar um conteúdo mais direcionado essa persona, com títulos que podem chamar sua atenção, como:
- Jogos mais odiados por publicitários;
- Melhores universidades do exterior;
- Pós-graduação para publicitários: quais são as opções?
Entretanto, não é apenas isso. É fundamental também descrever seus objetivos, dificuldades e como seus serviços podem auxilia-lo.
Suponhamos que essa mesma persona também possua dificuldades encontrar um estágio, e que esteja com dificuldades em traçar metas em sua carreira. Ter um conteúdo em um blog que explique como funciona o mercado de trabalho na sua área pode ajudar.
Tendo uma persona em mente, sua equipe estará preparada para se comunicar com uma única pessoa, e dessa forma suas ações nas redes sociais terão mais efetividade.
Objetivos
Durante o planejamento, os objetivos também são definidos. Eles podem ser diferente dependendo das necessidades da empresa.
Como cada empresa possui suas metas, as ações precisam ser específicas para cada uma delas. Ainda assim, existem objetivos objetivos em comum nos quais as redes sociais são trabalhadas.
Atrair tráfego
Uma das maiores finalidade de uma estratégia de marketing em redes sociais em Fortaleza é levar visitantes para um website. É fundamental que as postagens sejam sempre pensadas com foco nesse seu objetivo.
Nesta circunstância links são utilizados para levar das plataformas sociais até as às páginas desejadas.
Fortalecer a marca
Esse objetivo está relacionado à um valor intangível e fundamental para todas as marcas, o reconhecimento e autoridade. Esse objetivo também está relacionado com o branding, ou autoridade da marca.
Consiste principalmente em obter uma imagem positiva da sua marca por parte dos usuários, estabelecendo assim presente na consciência dos possíveis compradores em Fortaleza.
É fundamental, principalmente se a empresa está tentando se estabelecer no mercado e deseja ter reconhecimento por seus serviços.
Fidelizar seguidores
Cerca de 80% dos ganhos de uma empresa são de antigos clientes. Isso ocorre pelo fato de que é mais fácil manter um seguidor do que conseguir novos, e as redes sociais podem ajudar muito a reter clientes que já contrataram seus serviços.
Isso pode ser feito por intermédio de ações voltadas para suporte e atendimento online por meio de redes sociais, que incluem interações em comentário e chats visando sempre responder todas as suas dúvidas. Você pode fazer campanhas de remarketing para essas pessoas especificamente também.
Vender
É possível conquistar vendas diretas usando redes sociais, sendo por links em landing pages ou links patrocinados. Há algumas plataformas, como o Facebook, que funcionam até como marketplace, onde é possível comercializar com diretamente com o cliente na rede.
Gerar leads
As redes sociais são muito importantes também para aumentar a base de cadastros. Ao incentivar a execução de um download de um e-book ou o uma inscrição em uma newsletter por exemplo, você terá um canal de contato mais direto e sem precisar de algoritmos.
É possível formar um bom relacionamento tendo consigo e-mails e telefones de clientes em potencial, o que também refletirá em vendas, visibilidade, ganhos e fidelização.
Educar o mercado
Por meio das mídias sociais você poderá informar seu público, que é uma estratégia muito usada em negócios, produtos ou serviços que buscam inovar, como a tecnologia.
Como o público não compreende muito bem como isso funciona, é preciso apresentar informações e educá-lo para que ele possa enxergar as vantagens e, no momento certo, converter-se em cliente.
Sim, as redes sociais são canais para isso também!
Métricas
É muito importante acompanhar as mídias sociais, analisar e comparar os números. É preciso estar sempre definindo indicadores-chave, ou seja, as métricas que seu negócio precisa para alcançar seus objetivos.
Se seu objetivo for aumentar a base de leads por exemplo, o engajamento pode não ser algo de muita importância para você.
É de extrema importância que você tenha em mente os objetivos do negócio em Fortaleza, pois dessa forma poderá comparar dados e chegar a números bem relevantes.
Canais
É muito importante decidir em quais redes sociais é preciso estar, pois cada uma possui suas características. Tente compreender melhor a seguir:
O Facebook é uma das redes sociais mais usadas no mundo, contando com cerca de 130 milhões de usuários só no Brasil. o algorítimo dessa mídia funciona de forma que impulsiona o alcance de uma publicação de acordo com o número de interações.
Por isso, para ter bons resultados usando essa rede social é preciso criar posts engajadores que instiguem os usuários a interagir, mas que sejam sempre voltados para á persona e o objetivo do negócio.
O Instagram possui um ambiente muito focado em conteúdo visual. Possui diversas funcionalidades que de forma geral permitem um alto nível de interação com usuários por meio de imagens bem trabalhadas e Stories.
O Twitter antigamente era uma plataforma que ajudava muito ás empresas, já que todas as postagens chegavam ao seguidores.
É uma plataforma com muitas restrições, algumas pessoas também à chama de microblog. No Twiter, as pessoas têm a liberdade de escolherem entre publicações mais relevantes ou por cronológica.
Entretanto, por consistir principalmente em conteúdo instantâneo, é uma plataforma com grande potencial de propagação, e possui mais de 30 milhões de usuários no Brasil atualmente.
O LinkedIn é uma importante rede social que foi criada com o intuito de ajudar nas relações profissionais. É uma grande aliada nos negócios, pois auxilia a estabelecer relações profissionais.
Geralmente, todo o conteúdo que é publicado nesta rede é voltada para os negócios, o que inclui criar conexões que possam gerar parcerias benéficas. No Brasil, o uso dessa rede chega a cerca de 29 milhões de usuários.
O quê publicar nas redes sociais?
As redes sociais estão constantemente mudando e se reinventando. Por conta disso isso, as redes sociais possuem diversos formatos, e cada um bem característico.
Apesar disso, é importante realizar testes para saber quais redes sociais trazem resultados melhores em Fortaleza.
Gerenciadores de mídias sociais
Imagine que sua empresa possui contas em diversas redes sociais, e você tendo que diariamente estar logando e deslogando dessas contas.
Para facilitar, é possível reunir todas as informações necessárias em um único lugar por meio um gerenciador de mídias sociais.
Há diversos tipos de ferramentas que oferecem esse benefício, que entre elas estão opções pagas e gratuitas. A diferença é que cada uma trará benefícios e vantagens distintos.