As diferenças entre a Publicidade Tradicional e Digital no Online e Offline qual é melhor? Quais os benefícios e vantagens e qual o melhor pra sua empresa?
As diferenças entre a Publicidade Tradicional e Digital
Durante anos passamos por inúmeras fases na comunicação que foram desde o tradicional rádio e jornal até grandes publicidades em portais, compra de links patrocinados e anúncios em aplicativos mobile. As diferenças entre a Publicidade Tradicional e Digital, e o que essas duas faces tradicional e digital tem de diferente? Você sabe?
Comerciais, panfletos, e-mails, anúncios. Nossa vida é rodeada por peças e campanhas publicitárias.
Mas durante tantos anos de história da publicidade, muita coisa mudou e a principal transformação foi a evolução da propaganda em meios de comunicação tradicional para meios de comunicação digital.
E você, sabe quais são as diferenças entre essas duas vertentes e qual delas são mais interessante para o seu negócio? Nós ajudamos com um comparativo dos principais pontos dos meios online e off-line.
Onde acontece a publicidade?
Frequência x Tradição
A internet é um meio muito utilizado por qualquer pessoa para buscar informações sobre produtos e serviços. Segundo pesquisa realizada pela consultoria TNS Research International, 92% dos usuários pesquisam na internet antes de realizarem suas compras.
Porém, os meios tradicionais ainda trazem mais credibilidade para os brasileiros, como aponta a pesquisa realizada pelo IBOPE, em que 58% declararam que confiam no que é publicado em jornais.
Segmentação
Outra diferença importante entre os meios tradicional e digital é a segmentação de público.
No tradicional existem as segmentações de perfil e idade no caso das revistas e jornais, que possuem um público-alvo mais específico. Já na distribuição de panfletos e utilização de outdoors esse tipo de segmentação não é tão assertivo, já que você não tem controle sobre quais pessoas verão a propaganda no outdoor ou receberão o panfleto em mãos.
A mídia digital mostra uma segmentação mais clara e específica, por exemplo, em redes sociais você escolhe qual a localização do seu público, idade, gênero, interesses e idiomas em que seu anúncio será vinculado, ou seja, maiores chances de acertar seu cliente, com uma quantidade de alcance real.
Como mensurar os resultados
No quesito de análise de resultados a publicidade digital se destaca. O detalhamento é real e você pode acompanha-lo diariamente durante o período da campanha, dessa forma pode aplicar os resultados em sua empresa de forma barata e com alcance, muitas vezes, maior que em veículos tradicionais.
O Facebook, por exemplo, possui um gerenciador de anúncios, onde os relatórios podem ser exportados em vários formatos para visualização, seja em dados brutos ou gráficos com evolução.
Qual o investimento e retorno no Online x Offline
Quanto tenho que investir para fazer minha publicidade? A maioria das pessoas já sabe que no digital a verba pode ser menor que a aquela que separamos para o marketing tradicional.
Pensando em desmistificar números e valores, fizemos um comparativo entre os dois tipos de divulgação em 3 meios tradicionais: TV, Rádio e Jornal com uma publicidade em Portais e Blogs.
Claro que não podemos descartar qualquer possibilidade para divulgar uma marca ou empresa, precisamos primeiramente entender em qual meio o público alvo está ativo para depois aplicar uma verba em veículos de comunicação.
Marketing digital vs. Marketing Tradicional: qual é melhor?
Muitas pequenas empresas lutam em decidir que tipo de marketing farão, porque o seu orçamento só suprirá um ou outro, não ambos.
As decisões que devem ser tomadas não são fáceis: qual método de marketing vai me dar melhor resultado para o meu dinheiro? Como posso saber se meu marketing está funcionando? Quem devo confiar no meu marketing? Devo fazer isso sozinho?
Para esclarecer os termos, o uso de anúncios impressos em jornais e revistas é um exemplo simples de marketing tradicional. Outros exemplos incluem panfletos que são colocados em caixas de correio, comerciais tanto na TV e rádio e outdoors.
Por outro lado, quando uma empresa investe na construção de um site, SEO, ou na publicidade da marca através de diferentes mídias sociais como Facebook, Twitter e YouTube, essas estratégias são marketing digital.
Benefícios do Marketing Tradicional
Você pode facilmente alcançar seu público-alvo local. Por exemplo, um anúncio de rádio pode passar na sua cidade ou região. Ou os folhetos da caixa postal serão enviados para as pessoas certas. Ou se for o caso, para todos os moradores da região.
Os materiais podem ser mantidos. A audiência pode ter uma cópia impressa de materiais de que eles podem ler ou navegar através de uma e outra vez. É fácil de entender. Ele pode ser facilmente compreendido pela maioria das pessoas porque eles já estão expostos a esse tipo de estratégia.
A neurociência parece apoiar os benefícios do marketing de cópia impressa. Um estudo patrocinado pela Canada Post e realizado pela empresa canadense de neuromarketing TrueImpact comparou os efeitos do marketing de papel (mala direta, neste caso) com mídia digital (email e anúncios gráficos).
As tecnologias utilizadas neste estudo foram rastreamento de olho e medição de onda cerebral EEG de alta resolução. As três principais métricas avaliadas no estudo foram: carga cognitiva (facilidade de compreensão), motivação (persuasão) e atenção (quanto tempo os sujeitos analisaram o conteúdo).
Mala direta foi mais fácil de processar mentalmente e melhor desempenho no recall da marca (conexão de marca com produto). De acordo com o relatório:
Mala direta exige um esforço cognitivo de menos 21% do que a mídia digital (5,15 vs. 6,37), sugerindo que é mais fácil de entender e mais memorável.
Os testes de memória pós-exposição validaram o que o teste de carga cognitiva revelou sobre as capacidades de codificação de memória da mala direta.
Quando solicitado a citar a marca de um anúncio que eles acabavam de assistir, o recall foi 70% maior entre os participantes que foram expostos a uma mala direta (75%) enquanto o anúncio digital (44%).
A desvantagem do marketing tradicional
Há pouca interação entre o meio utilizado e os clientes. É mais para fornecer informações ao público que a marca existe com a esperança de que essas pessoas reconheçam a marca.
Os anúncios impressos ou de rádio podem ser muito onerosos. Os materiais de impressão podem ser caros e você precisa contratar pessoas para distribuí-los.
Os resultados desta estratégia de marketing não podem ser facilmente medidos. A campanha foi bem-sucedida?
Os benefícios do marketing digital
Você pode segmentar um público local, mas também um público internacional. Além disso, você pode personalizar uma campanha para determinados públicos demográficos, como sexo, localização, idade e interesses. Isso significa que sua campanha será mais eficaz.
Seu público pode escolher como eles querem receber seu conteúdo. Enquanto uma pessoa gosta de ler uma postagem no blog, outra pessoa gosta de assistir a um vídeo do YouTube. O marketing tradicional não dá ao público uma escolha.
A maioria das pessoas odeiam receber panfletos de vendas em sua caixa de correio ou telefonemas em momentos inconvenientes em coisas que eles têm pouco interesse.
On-line as pessoas têm a escolha de optar em entrar ou sair das comunicações e muitas vezes é relevante porque eles foram os que procuram por ele anteriormente. Não subestime o poder de segmentação de mercado e marketing sob medida.
A interação com seu público é possível com o uso de redes de mídia social. Na verdade, a interação é encorajada, enquanto nos métodos de marketing tradicionais não são permitidos a interação do público.
Diferenças entre a Publicidade Tradicional e Digital
Você pode incentivar seus prospects, clientes e seguidores a interagir, visitar seu site, ler sobre seus produtos e serviços, avaliá-los, comprá-los e fornecer o feedback que é visível a seu mercado.
O marketing digital é altamente eficiente em custos. Mesmo quando se investe em anúncios pagos on-line (PPC); já que o custo ainda é mais barato em comparação com o marketing tradicional e os resultados são ainda melhores quando se investe adequadamente em otimização SEO de sites.
Dados e resultados são facilmente registrados. Com o Google Analytics e as ferramentas de insights oferecidas pela maioria dos canais de mídia social, você pode verificar suas campanhas a qualquer momento.
Ao contrário dos métodos de marketing tradicionais, você pode ver em tempo real o que está, ou não está funcionando para o seu negócio on-line e você pode se adaptar muito rapidamente para melhorar seus resultados.
Campo de atuação: qualquer empresa pode competir com qualquer concorrente, independentemente do tamanho, com uma sólida estratégia de marketing digital.
Tradicionalmente, um varejista menor lutava para igualar a sutileza nos detalhes de seus concorrentes maiores. Online, um nítido e bem pensado site, proporcionava uma boa experiência para o cliente, além de um serviço fantástico, isso é o que importa e não o tamanho.
Resultados em tempo real: você não tem que esperar semanas para impulsionar o seu negócio, como você teria que esperar por um fax ou formulário a ser devolvido. É possível analisar o número de visitantes de seu site e o aumento de assinantes, horários de pico, taxas de conversão e muito mais com o toque de um botão.
Desenvolvimento de Marca
Um site com conteúdo de qualidade, bem mantido, que foca nas necessidades e agrega valor ao seu público-alvo podendo fornecer valor significativo e oportunidades de geração de leads.
O mesmo pode ser dito para email marketing personalizado e da utilização de canais de mídias sociais. Você fixa a marca, a identidade visual e o logotipo da sua empresa.
Pode se tornar viral
Quantas vezes seus folhetos de vendas são passados ao redor instantaneamente por seus clientes?
Online, usando os botões de compartilhamento de mídia social em seu site, email e canais de mídias sociais, permitem que sua mensagem seja compartilhada incrivelmente rápido.
Se você considerar que o usuário médio de Facebook tem 190 amigos, dos quais uma média de 12% interage com os seus posts com um “curtir” – a sua mensagem foi realmente vista por 15 novas perspectivas.
Tudo tem a ver com a Diferenças entre a Publicidade Tradicional e Digital.
Agora imagine uma quantidade desses também curtem e compartilham sua mensagem e seus amigos fazem o mesmo? É por isso que o conteúdo de alta qualidade é tão importante.
Podemos concluir que, o marketing tradicional é mais caro e traz mais dificuldades de se mensurar resultados, além da pouca interação com o cliente, por outro lado como os estudos comprovaram o marketing tradicional fixa melhor a marca e a mensagem nas pessoas.
Portanto parece que o ideal é não apostar somente em um tipo de marketing, mas em ambos, o ponto de equilíbrio no investimento em marketing digital e marketing tradicional, dependerá do tamanho e da estratégia da empresa.
O futuro do panfleto na era digital
Recentemente, passei por uma experiência que me fez refletir sobre o futuro do panfleto na era digital. Conversando com a responsável do setor de marketing de uma grande construtora de minha cidade, soube que parte significativa das pessoas que compram apartamento, deve-se a distribuição de panfletos, mesmo investindo pesado nas mídias digitais.
O que avaliar neste caso? Primeiramente o público. São pessoas da classe A, com salário de 40 a 50 mil reais. No geral, grandes empresários e investidores. Onde estão essas pessoas? Na internet? No trânsito, nos aeroportos? O que elas fazem enquanto estão nesses dois lugares? O que elas costumam observar? Sabemos que existem muitas formas de chamar a atenção desse público.
O que fazer?
No início de qualquer campanha, um dos primeiros pontos que precisamos planejar é a escolha das mídias. A tomada de decisão deve ser feita em cima do público-alvo, pois é aí que vamos verificar se a empresa vai ter resultados mais efetivos com as mídias tradicionais e/ou as digitais.
Nesse momento, use mais a razão do que a emoção. Algumas ideias podem não trazer nenhum resultado e ainda ter audiência. Mesmo que a campanha seja uma simples ação, planeje para que não haja desperdício de dinheiro, principalmente quando o objetivo da campanha é aumentar a taxa de conversão em vendas.
As mídias digitais atualmente são mais acessíveis e apresenta a vantagem de poder segmentar o público e depois apresentar dados com mais precisão. Mas se seu público não está lá, ou mal frequenta, pode não ser uma boa ideia.
Então, o jeito é investir em panfleto?
Se você consultar qualquer gráfica, vai ouvir a mesma história: “Panfleto atinge todo mundo e é a melhor forma das pessoas conhecerem sua empresa e fazer com que os que conhecem, possam se lembrar”. Geralmente, para poder mensurar, alguns utilizam a estratégia de oferecer descontos na apresentação do panfleto.
Ainda não consegue ver a Diferenças entre a Publicidade Tradicional e Digital?
Nós últimos dois anos, uma grande empresa, depois de 92 anos de história, mudou seu investimento do papel para o digital. Eles passaram aproximadamente um ano e meio testando as plataformas e por duas semanas retiraram os panfletos para experimentar a publicidade online do Facebook. O resultado? As vendas nas lojas físicas cresceram 12%. Os produtos promovidos aumentaram em 23% nas vendas. Impressionante, não é mesmo?
Para mudar a estratégia, a empresa descobriu que apenas 17% dos clientes liam os panfletos. Com certeza, houveram momentos de incerteza. Não é fácil sair da zona de conforto. Com o tempo, a Sport Chek percebeu que através da publicidade online, eles podiam mensurar resultados em tempo real, coisa que os panfletos não oferecem.
Dos dois exemplos que vimos, encontramos realidades e públicos diferentes. A construtora, que tem como clientes pessoas com faixa etária entre 30 e 40 anos, da classe A, com renda mensal de R$ 40 mil, daqui a um tempo, pode até ser que esse perfil não altere, no entanto, o comportamento poderá mudar, uma vez que a geração y e z, em alguns anos, estarão mais acostumadas a resolver tudo pela web.
Daqui a dez anos, espero sinceramente, que não seja necessário derrubar milhões de árvores.
Link Patrocinado vs Panfletagem Tradicional: Vantagens e Desvantagens.
Estivemos conversando com vários empresários sobre a viabilidade de investir em links patrocinados, a maioria não sabia como funcionava esta modalidade de anúncio digital, aliás, alguns nem internet utilizavam, foi então que percebi que a missão de explicar como funciona o “bendito” link patrocinado, não era tarefa tão fácil.
A saída foi fazer uma comparação entre o link patrocinado a uma panfletagem tradicional, aí as coisas começaram a fazer mais sentido, já que a panfletagem tradicional é um artifício usado por quase todos os empresários e há muito tempo!
O objetivo não é convencer ninguém a deixar de investir na panfletagem tradicional, mas sim, deixar claro a grande diferença de custo/benefício entre as duas ferramentas de divulgação.
Vantagens da Panfletagem Tradicional
Consegue-se atingir todo tipo de público;
A entrega do material é em loco, e também é conhecida como panfletagem direcionada;
Nesse corpo a corpo, uma boa conversa sobre o conteúdo promocional, pode aguçar o interesse de potenciais consumidores do produto, serviço ou conteúdo em questão.
Desvantagens da Panfletagem Tradicional
Apesar de atingir um grande número de pessoas, não se tem o retorno esperado, na procura do que se anuncia.
Este tipo de ação colabora, e muito, em deixar a cidade mais suja, as pessoas olham, amassam e jogam fora, muitas vezes na rua mesmo, portanto é ambientalmente nociva!
O custo para fazer uma campanha, em média, é de R$1.500,00, investidos entre a criação de arte do panfleto, a impressão de 05 mil exemplares e a contratação dos promotores para distribuição, fazendo com que o Custo de Aquisição de Cliente (CAC) vá lá pra cima.
Vantagens da Panfletagem Digital (Link Patrocinado)
Campanhas com alto nível de segmentação, onde você anuncia diretamente para o seu público-alvo;
Os anúncios podem ser visualizados apenas nos locais determinados (país, região, cidade), da forma que for mais adequada ao seu negócio.
Dias e horários de aparecimento dos anúncios também podem ser especificados;
O anunciante também atrai um público bem qualificado, já que o serviço funciona com base nas buscas e interações dos usuários (Inbound Marketing);
O alcance e a mensuração de resultados são as melhores possíveis, uma vez que você tem acesso a todas as estatísticas do seu anúncio, coisa que não acontece em outras mídias de massa como Rádio e TV;
O custo para fazer uma campanha de link patrocinado é bem menor e o retorno sobre o investimento é bem maior, pode-se ter um orçamento de R$ 200,00/mês (Facebook ADS) e alcançar milhares de pessoas do seu público-alvo segmentado, conversando em tempo real e convertendo em leads, fazendo com que o custo de aquisição de 01 cliente caia drasticamente.
Analise a seguinte situação através do Link Patrocinado do Facebook:
O cliente quer fazer um anúncio de um evento que vai acontecer daqui a 01 semana. São poucos dias para que o público-alvo fique sabendo deste evento, porém com um orçamento de apenas R$ 50,00 somando-se a uma campanha segmentada, ele poderá chegar rapidamente a milhares de pessoas do seu público-alvo.
O mais legal é que ele se relacionará com seu nicho em tempo real, tirando-lhes as dúvidas e convertendo-os em pouco tempo, sem precisar gastar papel ou incomodar pessoas que não se interessam pelo assunto.
Desvantagens da Panfletagem Digital (Link Patrocinado)
Precisa inevitavelmente de um Cartão de Crédito ou Cartão Dinheiro;
Especificamente para os links patrocinados de buscadores, exemplo o Google Adword, não pode ser usado para manter um site na primeira página, o custo ficará alto, é melhor investir em Campanha de Otimização de site (SEO). Use o Google Adword apenas em promoções ou início do site.
Consideramos o investimento em Links Patrocinados muito mais vantajoso, claramente o Custo de Aquisição de Clientes é bem menor.
Então deixamos uma dica para quem quer gastar menos tempo e dinheiro, invista no mundo digital, a mídia serve para qualquer tipo de negócio, e com todos esses benefícios abordados, não adotar uma estratégia de links patrocinados para a sua empresa, independentemente do porte dela, é se fechar a uma fatia de mercado promissora.
QUAL É MELHOR PARA A MINHA EMPRESA?
Qualquer que seja a decisão de investir em marketing, uma coisa precisa ser levada em conta: hoje, não existe mais essa de consumidor online ou offline. O consumidor é hiperconectado e utiliza múltiplos dispositivos onde quer que ele esteja.
Este cliente busca informações e impressões sobre os produtos e serviços que deseja adquirir em sites e nas redes sociais, entre familiares, amigos e influenciadores na internet. Mas, atenção: este mesmo consumidor continua a ouvir rádio, ver TV, ir ao cinema, ler revistas, entre outros hábitos de informação e entretenimento offline.
As empresas precisam entender que a tecnologia e, mais particularmente a mobilidade, transformaram nossas vidas. Por isso, antes de escolher as ferramentas para atrair ou se relacionar com seus clientes, é fundamental conhecer mais profundamente os benefícios do marketing digital e do marketing tradicional e o potencial que ambos oferecem para alavancar ou sustentar o seu negócio.
MARKETING TRADICIONAL
O marketing tradicional — ou offline — envolve meios de comunicação amplamente conhecidos e utilizados pelo consumidor. São eles: TV, rádio, jornal e revista.
Essas mídias possuem grande alcance e cobertura geográfica, o que significa dizer que atingem, com um único comercial, uma grande massa de consumidores, embora seja composta pelos mais variados perfis.
A abordagem predominante no offline é unilateral, isto é, o anunciante fala e o consumidor escuta. Quantas vezes nos deparamos com propagandas dizendo “compre meu produto porque ele é melhor”?
Mas não são só as mídias citadas acima. O marketing tradicional também utiliza outras ferramentas, como: outdoors, panfletos e toda a sorte de intervenções em eventos, stands etc.
Já o marketing digital — ou online — é aquele que tem a internet e os dispositivos móveis como plataformas. As estratégias digitais combinam e-mail, banners, blogs, anúncios no Google, no YouTube e em sites de interesse dos internautas. Também faz uso de aplicativos e de games.
Capilaridade, linguagem bilateral — afinal, o consumidor cria conteúdos — e engajamento fazem com que o marketing digital tenha uma impressionante capacidade de propagação qualificada. Isto é, ela pode ser feita pelo próprio consumidor por meio de suas redes de contatos.
Com isso, esta modalidade amplia vendas e promove marcas instantaneamente. Todavia, o inverso também é verdadeiro. Se a empresa pisar na bola de alguma forma, corre o sério risco de os usuários compartilharem opiniões negativas em blogs, sites e mídias sociais.
Marketing digital OU TRADICIONAL? Diferenças entre a Publicidade Tradicional e Digital
Depois de compreender quais são as diferenças, cabe entender quais são as vantagens do marketing digital em comparação ao tradicional.
INTERATIVIDADE
O marketing digital atinge o consumidor de forma direta e personalizada, criando um relacionamento ao oferecer entretenimento ou compartilhar conteúdos que ele deseja receber.
Já o marketing tradicional faz uso de técnicas que já possuem grande penetração nos mercados. Ainda que não seja segmentado, ele consegue atingir pessoas que ainda não estão constantemente na internet.
FLEXIBILIDADE
O marketing digital é muito mais flexível, ao apresentar conteúdos customizáveis a baixos custos. Além disso, as campanhas que não funcionarem de imediato podem ser adaptadas ou refeitas rapidamente.
MENSURABILIDADE
Em campanhas online, os resultados podem ser completamente mensurados em tempo real. Campanhas virtuais são monitoradas por meio de métricas como número de cliques, comentários, conversões, permitindo uma visão precisa do retorno sobre investimento.
Para negócios que já nasceram no ambiente digital, o uso de ferramentas online é o que anima e dá fôlego às vendas. Mas, mesmo essas empresas precisam de alguma intervenção offline às vezes.
Como assim? O negócio não é digital? Sim, o modelo de negócio opera neste ambiente, mas os consumidores são de carne e osso e vivem no mundo real.
Já pequenos negócios que operam fora do ambiente virtual, como uma padaria ou uma drogaria, devem priorizar ferramentas tradicionais, como banners, embalagens caprichadas e cartões de fidelidade. Mas não se esquecendo que sua presença online precisa ser um objetivo.
Diferenças entre a Publicidade Tradicional e Digital com internet
O advento da internet como ferramenta de marketing subverteu o mercado de diversas maneiras. A comunicação de massa perdeu espaço para o diálogo personalizado com o consumidor e as verbas migram, cada vez mais, para mídias online, onde o sucesso das campanhas depende de estratégias diferentes do tradicional.
É necessário se adequar ao meio e ao comportamento do consumidor online. Este cenário é particularmente favorável às pequenas empresas, pois no ambiente digital, muitas vezes, a criatividade e a inovação são mais eficientes que ter grandes somas de dinheiro disponíveis para investir.
Na mídia tradicional, praticamente só as grande marcas conseguem a atenção do público, por meio da massificação de campanhas em mídias eletrônicas (rádio, TV) ou impressas (jornais, revistas, panfletos). É claro que grandes verbas destinadas ao marketing, seja ele on ou offline, resultam em maiores resultados se comparadas a campanhas de baixo investimento financeiro.
Então, por que pequenas empresas devem investir em marketing digital? Confira a seguir 7 motivos para você começar a investir nessa estratégia hoje mesmo!
Maior índice de retorno efetivo
O marketing digital dá às pequenas empresas a possibilidade de reduzir essa diferença de resultado e, em alguns casos, até de alcançar resultados tão expressivos quanto aqueles obtidos por meio de altos investimentos. Isso, por si só, é motivo suficiente para as pequenas empresas considerarem fortemente ter o digital como ponto central e prioridade dos seus investimentos em marketing.
Mas existem diversos outros fatores que justificam esta afirmação. Como dito na introdução deste artigo, as pequenas empresas têm, obviamente, menos recursos para investimento em marketing do que as grandes corporações.
Em outras palavras, isso significa dizer que cada Real mal investido tem muito mais peso para as pequenas empresas em comparação com as suas grandes concorrentes. Ou seja, você deve procurar ser sempre muito assertivo nos seus investimentos, pois só assim você poderá alcançar igualdade de condições de competitividade no mercado.
Mensuração do ROI e Diferenças entre a Publicidade Tradicional e Digital
O marketing digital atende plenamente a este propósito, pois oferece todas as condições para que você mensure o ROI (sigla do inglês Return on Investment, ou retorno sobre o investimento) de cada centavo das suas campanhas com Diferenças entre a Publicidade Tradicional e Digital.
Aqueles que acompanham estes números de perto e estão atentos à performance de suas ações online têm a possibilidade de cortar ou aumentar, com toda agilidade e em muitos casos até instantaneamente, os investimentos em uma determinada mídia, de acordo com a sua performance em termos de resultados.
De acordo com o “Digital Marketing Spend Report”, divulgado em 2014 pela Gartner, 40% das marcas afirmaram ter alcançado uma considerável economia nos seus investimentos usando o marketing digital como ferramenta de promoção dos seus produtos ou serviços. Na mesma pesquisa, 28% dos entrevistados afirmaram já estar transferindo recursos do marketing offline para o digital. Os números para 2015 prometem ser ainda maiores.
Aumento do ROI
A associação que o marketing digital possibilita entre maiores lucros e melhor branding impacta, diretamente, sobre o aumento do ROI dos seus investimentos. Tudo isso é 100% mensurável, conforme também já abordamos anteriormente.
A chave para o sucesso no marketing digital é construir um fluxo lógico de tráfego qualificado, pois desta forma é muito mais fácil converter este tráfego em vendas ou leads. Quanto mais você puder qualificar suas visitas e criar este fluxo, mais verá seu ROI aumentar e seu negócio ter sucesso a partir de ações online.
Conversões
A conta é simples: o sucesso das campanhas online é medido pelo índice de aumento das conversões em uma página, sejam elas de leads, assinantes ou de vendas efetivas.
Aqui não há espaço para números que representam pouco em termos financeiros e Diferenças entre a Publicidade Tradicional e Digital.
Sem conversão, todo o tráfego que você atrai, por maior que seja, significa que seus esforços de marketing têm sido em vão. Por essa razão, a Otimização de Conversão (CRO — Conversion Rate Optimization) desde 2013 vem sendo considerada uma prioridade entre os gestores de marketing nos EUA.
Obtenção de maiores lucros
Maiores taxas de conversão obtidas por estratégias efetivas de marketing digital representam, diretamente, aumento nos lucros para as marcas.
Estudos do Google, em parceria com a IPSOS Hong Kong, apontam expectativas de aumento de lucros 2,8 vezes maiores para empresas que incluem o digital em suas estratégias de marketing!
Alto nível de segmentação
Umas das principais razões que destacam e diferenciam o marketing online dos formatos tradicionais offline é a possibilidade de atingir públicos altamente segmentados em tempo real.
Este artifício se reflete, diretamente, sobre o aumento de eficiência que já mencionamos como recurso para que as pequenas empresas possam usar, efetivamente, o marketing digital como forma de se diferenciar da concorrência. As diferenças entre a Publicidade Tradicional e Digital.
Ao contrário das mídias tradicionais, em que uma única mensagem é propagada para todos os públicos, no digital você tem a possibilidade de falar com audiências cada vez mais segmentadas e até mesmo individualizadas. O retargeting e a mídia programática são exemplos de recursos disponíveis para este fim.
As necessidades do consumidor mobile
Não existem dúvidas de que o mobile é a próxima grande tendência da web! Os acessos à rede por dispositivos móveis são cada vez mais numerosos e alguns estudos apontam que se tornem o principal canal já em 2016.
Isto significa que os gestores de marketing devem estar muito atentos a esta nova realidade e o mercado de marketing digital vem se preparando para esta situação já há alguns anos. Desta forma, investindo no digital você, muito provavelmente, estará alinhado à vanguarda da mobilidade, antecipando as necessidades dos seus clientes.
Reputação de marca online
Uma importante vantagem do marketing digital é a possibilidade de gerenciar e de otimizar a reputação das marcas online. O comportamento do consumidor mudou muito depois do advento da internet e, hoje em dia, as pessoas dialogam livremente sobre produtos, serviços e as próprias empresas nas redes sociais.
As diferenças entre a Publicidade Tradicional e Digital
O alcance dos comentários, negativos ou positivos, que antigamente se restringia ao círculo familiar e de amigos próximos, agora se expandiu para toda a rede de relacionamento dos consumidores no Facebook e no Twitter e potencialmente por toda a web, em casos específicos que se tornam populares e “viralizam” na rede.
Investir no digital é a melhor forma de ter consciência de tudo o que é dito sobre a sua marca online, posicionar-se quando necessário e contornar eventuais crises.
Mas principalmente, criar relacionamento com o seu público, onde num cenário ideal você começará a criar “embaixadores” da sua marca online, que contribuem positivamente para a sua imagem no mercado, sem gerar custos para você.