SaaS Software as a Service (Software como Serviço)
É um modelo onde a aquisição e/ou utilização de um software não está relacionado a compra de licenças, ou seja, você utiliza algum software e paga por sua utilização.
Como exemplo, para fácil compreensão, cito o Sistema Gestor Online. É um software de fluxo de caixa que permite vários tipos de utilização, que pode ser entrada de dinheiro ou saída do caixa.
SGO SaaS Software as a Service
Para utilizar o SGO você não paga nenhum tipo de licença, e é tarifado (ou cobrado) de acordo com os serviços que utiliza. Por exemplo, se você utiliza apenas o básico você não paga, para um modo premium existe a possibilidade de contratar mais recursos.
Porém, é possível combinar vários recursos oferecidos adaptáveis a sua necessidade. É um modelo flexível, que lhe permite controlar o que você necessita, pagando apenas pelo que utiliza em determinado período ou situação pontual.
Resumidamente, você paga o serviço e não o produto.
Vantagens
- Redução de custos com licenças.
- Redução de infraestrutura e manutenções.
- Foco no seu negócio.
- Segurança de dados e garantias de disponibilidade.
- Acesso em qualquer hora, de qualquer lugar.
- Atualizações constantes.
Conclusão
Fica a critério do clientes/usuário a melhor escolha para sua necessidade ser vai usar um saas ou um sistema próprio. Desenvolver um sistema do zero é bem mais caro.