Público Alvo

como criar uma persona

Público Alvo

Então, você sabe quem é exatamente o seu publico alvo? Você sabem quem consome seu produto e serviços ou ate quem você acha quem vai ser o seu futuro cliente?

Diversos hábitos e informações sobre seu publico alvo podem sim ser extraídas, e elas são essenciais para que você consiga vender mais os seus produtos e serviços.

Se comunicar exatamente com a sua audiência, se comunicar de forma direta com a audiência correta que consome os seus produtos e serviços.

Comunicação com o publico

Uma das coisas que faz toda a diferença quando você for vender um negocio, vender um produto ou vender um serviço, e apresentar o seu negocio pela internet, é se comunicar corretamente com a sua audiência.

E se você conhece quem ela é, sabe dos hábitos dela, sabe do que ela gosta ou onde trafega virtualmente, todos esses detalhes fazem toda a diferença na hora de você se comunicar com seu publico.

A partir do momento que você consegue entender quem é o seu publico, a sua comunicação funciona por que você vai se conectar com a sua audiência.

Pois com isso a pessoa ira entender que você é amigo dela, que você realmente entende as dificuldades que ela esta passando e quais os problemas que ela possui.

A partir do momento que você identifica quem é a sua audiência e consegue se comunicar com ela, você possui muito mais chances de vender para ela, de fazer com que ela se inscreva na sua lista de e-mails, você consegue fazer com que ela execute aquelas ações que você esta tomando.

Sabe quando você assiste um filme, uma novela, um seriado e você se identifica exatamente com aquele personagem ou aquele herói, quando você vive a historia junto a ele? É mais ou menos isso que a comunicação assertiva faz para o seu negocio.

A partir do momento que você consegue conversar com determinada pessoa e consegue falar a língua dela, mesmo você não vivendo diretamente aquele detalhe, mesmo você por exemplo não tendo filhos, mas podendo entender que a maioria do seu publico ou aquele segmento especifico do seu publico tem filhos.

Se você falar com ela mais assertivamente, como por exemplo falar “Você que tem problemas em administrar o tempo com a família” ou “Você que tem problemas em entender os deveres de casa dos seus filhos”, a medida que você fala essas sutilezas do dia a dia da comunicação com a sua audiência tudo começa a funcionar melhor.

São detalhes da comunicação que só quem realmente entende de determinado mercado ira saber.

Você precisa identificar que tipo de comunicação funciona com a sua audiência, funciona com o seu publico alvo.

Iniciar uma conversa informal, falar a língua do seu cliente, se comunicar com ele apresentar outras pessoas que passaram por aquilo faz com ele realmente entenda que você esta tentando resolver o problema dele e não só vender para ele naquele determinado momento.

Muitas pessoas acham que o que fazem a diferença são os detalhes técnicos do seu produto, e na hora de conversar com o cliente acabam conversando sobre especificidades.

Coisa que ele consegue ler no catalogo ou na embalagem do produto, não é isso que eles querem ouvir e não é isso que vai fazer a diferença na hora dele comprar de você.

O que vai fazer a diferença é a comunicação por traz do seu produto, a comunicação que esta intrinsecamente ligado ao seu produto ou serviço.

Os detalhes do dia a dia, a parte emocional da conexão com o seu negocio, sera a vantagem que ele vai ter em usar o seu produto ou a transformação que ele vai ter ao usar o seu produto.

Não os detalhes técnicos que geralmente a maioria das pessoas ficam atrelados e tentam só especificar e mostrar um detalhe técnico do produto, não constroem historias e não mostra quesito de sucesso.

Suas ferramentas

Existem diversas ferramentas na internet quem podem ajudar a você a entender um pouco mais do seu de publico alvo.

Falando de Google e de Facebook que são as maiores fontes de tráfegos falando de sistemas que você provavelmente vai usar, dentro do desse quesito você pode usar um planejamento de palavras-chaves pra entender um pouco mais da sua audiência.

É uma ferramenta que você chega lá e consegue usar para identificar que tipo de pesquisas as pessoas usam na internet.

Um exemplo, se você colocar “corrida”, el lhe dará ma lista de pesquisas que geralmente as pessoas fazem, como “qual o melhor lugar para correr”, “que horas é melhor para correr”, “qual a dieta ideal para corrida” ou “qual é o tênis ideal para corrida”.

Ele ira te dar varias informações alvo sobre oque as pessoas que buscam por corrida mais procuram na internet.

Isto te dá todo um embasamento e todo o potencial da sua pesquisa para melhorar a comunicação com o seu cliente.

Também existe uma ferramenta muito legal chamada Audience Insights, que ele mostra tudo o que esta por traz de determinada audiência.

Você pode subir um publico ou uma lista de compradores que já compraram de você ou segmentar as pessoas que curtiram sua fan page, há varias formas de você analisar o audience insights.

O que é um Lead

É bom parar um pouco para explicarmos um pouco a você o que é um lead, o que seria isso, o que seria uma audiência ou que é um lead qualificado ou não.

Basicamente um lead é um futuro comprador, alguém de determinado publico alvo desse nicho que estamos conversando que futuramente pode vir a comprar um produto seu.

Se por exemplo seu negocio for uma academia, então seus lead’s são pessoas que moram em torno do seu estabelecimento e que possam estar interessadas em algum serviço que você tenha.

Mesmo que seu produto ou serviço parece ser um pouco genérico a sua comunicação tem que ser específica.

Por exemplo, quando você for criar uma publicação, você vai criar uma comunicação e um relacionamento específicos com aquelas pessoas que buscam o seu serviço, pois você ira falar diretamente com elas.

Você precisa nichar e especificar a sua audiência para que você possas falar diretamente e especialmente com eles dos problemas que eles podem vir a ter e que você possa vir a resolver.

E tendo essas informações na mão, você vai conseguir controlar seu tráfego, que são basicamente as fontes que iram gerar visitantes ao teu site, negocio virtual ou seu portal e ambiente virtual.

Então você precisa entender muito bem quem é a sua audiência para poder segmentar o seu trafego, muitas vezes se você não segmenta ele muito bem na comunicação do trafego, você acaba por conseguir atrair muitos lead’s e por não vender quanto deveria.

Geralmente isto esta ligada a uma comunicação muito abrangente ou não tão especifica tornando-a genérica, e quando você faz isso acaba por atrair muitos curiosos e não realmente pessoas muito importantes que se importam que você ira resolver o problema delas.

Então é fundamental você prestar bastante atenção nisso e conseguir segmentar bem sua comunicação e deixar isso claro nos seus anúncios e fontes de tráfego, para atrair o visitante correto para o seu website.

Conectando os Fundamentos

Logo depois de você conseguir segmentar suas fontes de tráfego e a sua audiência você precisa conectar as duas coisas, você precisa atrair uma audiência qualificada das fontes de trafego e ver se aquela audiência compra de você.

Para isso você precisa testar, você ira atrair pessoas de diversos locais e vai mapear essas pessoas para ver o quanto elas procuram pelo seu produto e se realmente vale a pena insistir no marketing em determinadas plataformas para o seu negocio.

Gostou do texto? Para ver o texto anterior falando sobre Como planejar um negócio digital, clique aqui.