O que é SEO (Search Engine Optimization)
Como está o trafego orgânico do seu site? Quando você busca pelo seu produto ou seu serviço no Google é o seu site que aparece ou é o do seu concorrente? Existem técnicas que chamamos de SEO (Search Engine Optimization).
Quer aparecer nas primeiras posições do Google? Clique aqui para conhecer mais sobre SEO (otimização na busca do Google.
Elas servem para melhorar o ranqueamento do seu site no Google e em outros buscadores também. Hoje vamos entender um pouco mais sobre o que é SEO ou Search Engine Optimization.
SEO (Search Engine Optimization)
O SEO é um termo que surgiu no final dos anos 90, em inglês Search Engine Optimization pode-se traduzir como Otimização para Ferramentas de Busca, mas oque isso significa na prática?
Resumindo, SEO é o conjunto de ações e estrategias de Marketing Digital que visam aumentar o tráfego e o desempenho de um site através de resultados orgânicos de mecanismos de pesquisa como Google, Bing e até o Youtube.
SEO nada mais é do que melhorar o seu site para os resultados dentro das ferramentas de busca, para que os buscadores como Google ou Bing possam encontra-lo mais facilmente.
Então se você quer se destacar no Google e em outros buscadores você precisa incluir o SEO nas suas estrategias de Marketing Digital.
O SEO é utilizado no Brasil principalmente para o Google, que acabou se tornando o mecanismo de busca mais utilizado no pais.
Estrategias de SEO
Existem muitas estrategias de SEO, dentre elas estão as On-Page e as Off-Page, ou seja, estrategias que você faz dentro do seu site e as estrategias externas como Link Building.
O SEO tem duas funções básicas, nas estrategias On-Page o objetivo é que os mecanismos de busca façam a indexação do seu site, ou seja, identifiquem o site, as paginas e princialmente as que você for criando ao logo do tempo e que as indexem ao mecanismo de busca.
Mas isso não garante o seu posicionamento, o fato do Google reconhecer que o seu site existe não faz com que necessariamente ele faça uma boa colocação nas pesquisas.
E é nesse momento que entram as estrategias off page, estrategias como link building, marketing de conteúdo, marketing de redes sociais, inbound marketing e muitas outras.
Nesse momento você esta disputando com seus concorrentes a melhor posição, e o que vai fazer com que você tenha uma boa colocação são fatores como a popularidade, a qualidade, a relevância, a originalidade e a exclusividade do seu conteúdo.
Processo de Conversão
Muitas pessoas acreditam que o processo de conversão da compra de um produto ou serviço acontece a partir do momento que o usuário entra no site.
Mas não é assim, as pessoas estão constantemente conectadas a internet, e quando elas estão precisando de um determinado produto ou serviço elas acessam a internet e fazem uma busca.
Ou seja, o processo de conversão se inicia nos mecanismos de busca e logo em seguida ele adentra no seu site.
Mas o que a maioria das pessoas não sabem é que para ser um dos dez primeiros nos mecanismos de busca existe todo um processo para que isso aconteça.
Esse processo começa com ferramentas dos mecanismos de busca que varem a internet em busca de informações dentro das paginas da internet, depois dessa leitura existe o processo de indexação.
Neste processo, todas as leituras são armazenadas no banco de dados depois será realizada a filtragem dos dez resultados de busca que normalmente aparecem quando você faz uma pesquisa.
Dentro disso se você for um dos dez primeiro sites o cliente irá entrar no seu site, ver os seus produtos e então entrar em contato com você ou realizar a compra online.
Conclusão
O SEO (Search Engine Optimization) trabalha desde o processo de varredura das informações ate como o cliente chega ao seu site e realiza a compra e ter a conversão que você deseja.
Logo o SEO ira fazer com que o seu site tenha um código fonte otimizado para que quando o Google boot venha a ler o seu site ele possa entender exatamente a mensagem que você deseja passar, e quando ele compreende exatamente essa mensagem você fica melhor posicionado.