O que é o Google Ads?

como anunciar na internet

O que é o Google Ads?

O Google Ads , é uma das ferramentas que mais gera receita e campanhas de sucesso no marketing de conteúdo.
fato que você já deve ter ouvido falar nesse nome, mas é natural não entender como funciona e, por isso, não cogitar a possibilidade de utilizá-lo.

isso faz com que algumas pessoas utilizem a ferramenta de maneira errada, indo no caminho oposto dos resultados positivos.
algo que, sinceramente, eu faço questão de explicar aos meus amigos empresários, que sempre me questionam a respeito do Ads.

Eu não entendo porque grandes empresas, com excelentes produtos, correm para investir seu dinheiro em qualquer coisa EXCETO na própria empresa.

Passar mais de um mês estudando e entendendo como funciona a opção de se tornar um Business Angel e torcer para investir no próximo Facebook Estudar o ramo imobiliário para entender como comprar um imóvel com um valor baixo e valorizar o local Ler este artigo, compreender todas as ramificações do Google Ads e fazer com que seu investimento de R$50.000 se transforme em R$500.000 em vendas de seus produtos!

Oque é o google ads?

Google Ads é uma ferramenta fundamental para empresas que trabalham com links patrocinados. Em 27 de junho de 2018, o Google Adwords passou a ser chamado de «Google Ads», após um rebranding feito pelo Google focado em simplificação. Quando vou fazer um site crescer, inicialmente utilizo conteúdos e links. Na verdade, essa é a minha primeira recomendação para a grande maioria dos casos.

Aliar o SEO ao conteúdo é uma fórmula poderosa, sendo a forma mais lucrativa de escalar um site em resultados de longo prazo.Como outros trabalhos, essa fase requer tempo e paciência.Se você terminar de ler este artigo, em uma hora já estará familiarizado com a ferramenta.

Toda pessoa que decide buscar informações no Google, busca por algo específico. E, se está procurando, é porque deseja que essa compra seja realizada rapidamente. Dessa forma, fica fácil entender qual a importância do Google Ads e quanto ele pode trazer de lucros. Não existe melhor forma de SEM.

Resumo do que o google ads faz

Isso vai dar uma boa ideia do quanto as empresas gastam com o Google Ads em Fortaleza. Basicamente, as empresas investem na ferramenta para que suas páginas sejam bem ranqueadas, ou seja, apareçam no topo da lista para pesquisas com suas palavras-chave. Google sempre vai dar preferência às grandes marcas em seu ranqueamento de busca orgânica.

Por outro lado, se você souber como usar o Google Ads, pode dar uma, digamos, «trapaceada». Ao invés de esperar alguns meses para a produção de conteúdo e links, você pode só pular para a primeira página do Google. verdade que existem umas que dão bem mais que outras, mas já é uma maneira de você encontrar a palavra ideal para o seu segmento.

Basta apenas um investimento de alguns reais para saber qual a melhor palavra para usar e, dessa forma, trabalhá-la em seu conteúdo e nas suas estratégias de SEO.

Não faz uso do Google Ads em Fortaleza ainda?

Se você ainda não está fazendo uso da ferramenta, está perdendo dinheiro, eu garanto. No entanto, é sempre importante salientar: O Google Ads é uma ferramenta direta, mas não é uma ferramenta de fácil utilização.

Muitas empresas acabam utilizando-o de forma equivocada, por falta de paciência de ler um guia como esse, por exemplo, que traz todas as informações necessárias para que o interessado vire um expert no assunto.

A interface do Google Ads é complexa, e por esse motivo é natural ficar perdido e sair criando um monte de variações de anúncios.
99% das pessoas desistem do Ads já no início, porque investiram demais em pouco tempo ou não tiveram paciência para trabalhar com a ferramenta.

Como o Google Ads rentabiliza

Os fundadores Sergey Brin e Larry Page precisavam encontrar uma maneira de rentabilizar o enorme tráfego que acontecia por ali, e encontraram no Go.To.com uma possibilidade de tornar isso real.

Essa evolução pode ser observada pela quantidade de pessoas que utilizam a plataforma de buscas através de smartphones, que, no Brasil, existem em maior número do que computadores.

Pensando nessa evolução, a Google realizou algumas modificações para uma melhor adaptação de seus usuários, mostrando, mais uma vez, sua versatilidade. Anúncio na Barra Lateral Era comum o Google apresentar cerca de três anúncios na parte superior, antes dos resultados orgânicos, e mais uns quatro na barra lateral.

Anúncios vs Orgânico

Seria imprudente da minha parte dizer que os resultados orgânicos possuem menos cliques porque se apresentam um pouco mais abaixo, mas é algo que precisa ser analisado. Indicador dos anúncios Como uma forma de diferenciar os links patrocinados dos resultados orgânicos, o Google Ads conta com um indicador.

Antes, essa etiqueta era da cor amarela, o que permitia que o usuário imediatamente percebesse que se tratava de um anúncio pago.
Se o usuário está um pouco distraído, é muito provável que ele vá clicar no anúncio pago sem sequer perceber.

Anúncios Estendidos Em 2016 aconteceu uma mudança no padrão dos anúncios feitos pela Google. A ideia foi, justamente, melhorar a visualização e a experiência por parte do usuário. Outra opção que merece ser citada é a de que, através da sua lista de e-mails, é possível que a ferramenta sugira um novo público-alvo , gerando anúncios para um número maior de possíveis clientes.

Campanhas apenas para chamadas

Se a sua empresa não é do tipo que gosta de trabalhar com sites, e acredita que através do telemarketing se consegue resultados melhores, também é possível configurar uma campanha.

O Google Ads Express é uma excelente opção para quem quer uma ferramenta mais simples. A ideia do Google Ads Express é facilitar o trabalho de pequenas empresas, ou auxiliar na criação de anúncios feitos por empresas que não possuem um domínio próprio.

Se trata de uma ferramenta simplificada, a partir do próprio Google Ads, para otimizar e automatizar os anúncios. Com ele, você vai poder criar anúncios que não vão deixar nada a desejar. Se essa for a sua opção, é importante saber que o Ads Express faz apenas campanhas locais, o que não deve ser visto como menos vantajoso.

Essa é fácil

Antes de qualquer coisa, com ela você nem vai precisar ter um site. Ou seja, não precisa que sua marca já tenha algum espaço ou consolidação online

. Claro que meu conselho é o de que você comece, imediatamente, a pensar numa campanha no mundo virtual, mas se essa ainda não é uma possibilidade, o Google Ads Express pode ser a melhor solução.

E, também, tem o detalhe de que criar uma campanha é bem mais fácil.

Eu até me atrevo a dizer que cerca de 20 minutos são suficientes para trabalhar na criação.

Você vai encontrar um passo a passo no Google Ads, que vai facilitar muito a compreensão do caminho que terá que percorrer para finalizar uma campanha de qualidade e atrativa.

Cobrança por clique

A modalidade de cobrança que ela disponibiliza é o CPC. Isso significa que você só vai pagar quando, por exemplo, uma ligação for gerada através de uma interação feita a partir de um anúncio.

Essa característica é ótima, pois você tem um controle muito bom sobre o orçamento. Só paga se existir contato.

Caso você não saiba se sua empresa se encaixa nesse tipo plataforma, eu ajudo: qualquer segmento pode trabalhar com o Google Ads Express e obter excelentes resultados.

Começar a usar o Google Ads

Aprenda o passo a passo para começar, hoje mesmo, a fazer anúncio no Google. Essa tarefa é bem simples. Vá até o Google Ads e clique em «Comece agora».Insira seu e-mail e a URL da sua página. O intuito deste artigo é justamente o de orientar. Deixa este artigo aberto em outra aba e vamos lá, vou acompanhando você.

Tipos de campanha do Google Ads

Vamos falar sobre os tipos de campanha que você vai encontrar. Quando você me vir falando em publicidade PPC, estou me referindo à Rede de Pesquisa. E é em torno disso que estamos trabalhando.

Quando sua empresa aparece como resultado nas vezes em que as pessoas buscam uma determinada a palavra-chave, certo? Existe a opção Network, que vai aumentar a abrangência do seu anúncio.

E o que isso significa?

Significa que você pode esperar resultados melhores do que na Rede de Display . Como falamos, a Rede de Display do Google disponibiliza que anúncios apareçam em outros sites em forma de banners. Mais de dois milhões de sites da Rede de Display podem te ajudar a impactar 90% das pessoas que transitam pela internet!

Você pode segmentar os blogs e sites para certas categorias. Do contrário, você não terá a intenção de busca para direcionar as visitas e conversões. Portanto, use a Rede de Display para divulgar seu nome. O número de pessoas que terão acesso ao seu anúncio vai fazer com que a visibilidade da sua marca cresça no segmento em que trabalha.

Quando os clientes buscarem….

Assim, quando as pessoas buscarem por produtos que tenham relação com os produtos oferecidos pela sua empresa, elas certamente se lembrarão dela. Um exemplo que posso citar aqui é o de serviços de alto custo.

Ok. Vamos então falar sobre custos. Se quer saber um pouco mais, vamos então ao próximo passo.

Calcular da maneira correta é fundamental para obter o melhor retorno. Se você não é muito bom com cálculos, não precisa se preocupar. Para trabalhar com os cálculos, você terá apenas que se lembrar da maneira que os fazia na quarta série.

Quanto investir?

Para saber o quanto você pode investir, e continuar confortável financeiramente, é só fazer o processo de trás para frente.
Vamos supor que seu trabalho se baseie na venda de vasos de porcelana. Você precisa se preocupar com dois pontos: o lucro adquirido pelas vendas e a taxa de conversão.

Se os vasos somam R$200 a cada 10 unidades vendidas, e você fica com R$100 dessas vendas, seu lucro é de R$ 100,00.

Se você decide que R$70 por venda é o suficiente para você, a comissão que irá pagar ao Google é de 30% para cada conversão feita através dos anúncios publicados pelo Google Ads.

Levar em consideração todos esses elementos vai te fazer chegar ao CPC máximo.

E a que conclusão chegamos com isso?

Você pode gastar R$ 0,30 por clique no Google Ads e ainda vai lucrar R$ 70,00. Agora você já pode definir o custo por clique máximo para o seu orçamento diário.

Um erro que acontece sempre é o de achar que é necessário um elevado número de cliques para avaliar qualquer fator. Isso não é a realidade. Basta apenas alguns cliques para começar.

É claro que quanto mais dados você tiver, maior a precisão dos resultados. Mas essa quantidade de dados vai ser acumulada com o tempo.E isso é ótimo!  Agora você pode melhorar os seus resultados com estratégias de lances.

Vou dar um exemplo

Você pode usar o Manual CPC para ter o máximo de precisão no monitoramento da campanha. Basicamente, cada Grupo de Anúncios ou cada palavra-chave teria o mesmo lance. Exceto se você alterar a configuração manualmente.

Você está começando agora? O valor para os investimentos é limitado? Através da configuração manual CPC você vai ter controle para evitar sustos com aumentos não previstos, por exemplo.

Agora, se você preferir uma estratégia de lances, para não ter que acompanhar a campanha tão assiduamente, a melhor opção é o CPC automático.

Nessa modalidade, os lances podem subir ou cair automaticamente, e os fatores levados em consideração para essas mudanças são diversos.

Se você quer que um maior número de pessoas sejam impactadas pelo seu anúncio, mas perceber que as impressões começaram a diminuir, você pode aumentar um pouco os lances.

Essa atitude vai garantir que seus anúncios continuem sendo visualizados. Imagino que você já esteja pensando nas desvantagens. Mas também vou falar a respeito disso. Você não vai poder determinar um valor máximo para as diferentes palavras-chave utilizadas, diferentemente dos lances Manual CPC.

Essa característica vai fazer com que você não tenha um controle preciso sobre o seu orçamento.

O CPC avançado leva em consideração os dados do histórico do Google. Isso possibilita que você preveja quando e onde será preciso alterar os lances, visando melhores resultados.

Vamos imaginar que a campanha é promissora. Isso vai fazer com que os lances aumentem, automaticamente, para obter mais resultados . certamente não seria para encorpar a lista de leads e nem para um melhor número de conversões.

O CPM deve ser utilizado para melhorar o reconhecimento dos usuários em relação à sua marca, em uma campanha diferente das que visam captar ou converter essa atenção.

Estas são as estratégias mais utilizadas pelas empresas, mas isso não significa que elas não possam ser melhoradas.

Os modificadores podem otimizar sua campanha. Os três modificadores mais comuns são a localização geográfica, o dispositivo utilizado pelo usuário e o dayparting.

Localização geográfica é exatamente isso que o termo expressa. Você pode configurar sua campanha para que a localização de quem está pesquisando seja levada em consideração. Os lances podem aumentar ou diminuir dependendo da distância do usuário.
É possível que pessoas que fazem pesquisas em São Paulo façam você gastar mais. Ou conversões no Rio de Janeiro tendem a ser mais caras .

E o que podemos absorver dessa informação?

Talvez seja mesmo uma ótima ideia você investir em campanhas mobile para impactar um número maior de pessoas, aumentando o reconhecimento e a visibilidade da sua marca.

Mas o meu conselho é o de que você mantenha o foco nas pessoas que voltam a visitar seu site. Os modificadores de lance vão auxiliar a controlar o tamanho do investimento alocado para cada dispositivo. Também vão mostrar o quanto você deve reduzir desse investimento.

E finalmente, mas não menos importante, a técnica dayparting. Essa é uma técnica bastante popular, e nada mais é do que a possibilidade de você decidir os dias da semana e horários que quer que seus anúncios sejam visualizados. Imagine que você quer que as leads liguem no seu escritório para conversar sobre seu produto.

Essa técnica vai permitir que sua campanha seja mais massiva no horário comercial, que é o horário que seu escritório estará em funcionamento. Para outros horários, e até finais de semana, você pode configurar para que o lance seja reduzido.

2 passo: Usar o Planejador de Palavras-Chave do Google

Encontrar a palavra-chave ideal que se encaixe com seu orçamento é fundamental para o sucesso da campanha.
Segundo os nossos cálculos, o preço máximo da sua palavra-chave deve ser de R$0,30, certo? Então, é hora de determinar a palavra-chave ideal.

Chegando à resposta, você já vai saber exatamente qual deve ser sua palavra-chave. Lembre-se que a palavra-chave não precisa ser, necessariamente, uma única palavra.

Você pode selecionar a categoria que o seu produto se encaixa, se encontrar uma opção que corresponda.
Não esqueça de definir o idioma, em «Targeting».

Selecione apenas o Google e exclua a rede, que engloba os sites que exibem banners, entre outros.
Clique em «Get Ideas».

Já na aba de ideias de palavras-chave, você vai ver qual o número de buscas para as palavras-chave na região e a média de CPC para cada uma delas.

E o que mais você pode fazer para continuar vendo boas ideias?

Sempre comece sua pesquisa por nomes de marcas. Por que? Porque são termos fáceis e que já têm ligação com os produtos oferecidos pela sua empresa.

O termo pode explicitar o produto ou o serviço. Também pode ser um termo que você mesmo criou, para uma melhor definição. Como é o caso do «Inbound Marketing», do Hubspot. Essas palavras-chave vão ajudá-lo a conseguir uma maior interação do público que está pesquisando a respeito.

A desvantagem é a de que o termo remete a um mercado pequeno, quando comparado às grandes empresas. O ideal é ir atrás de termos maiores, normalmente utilizados por pessoas que ainda não ouviram falar da sua marca. As palavras-chave características de fundo de funil têm um número maior de conversões, mas existem em menor quantidade.

Eu aconselho que você trabalhe palavras-chave que trabalhem o meio e o topo de funil. Não esqueça de que as palavras-chave escolhidas devem estar alinhadas à sua estratégia de conteúdo.

Por exemplo: «Automatização de Marketing» pode ter um mercado pequeno. O ideal é que você aumente o mercado encontrando palavras-chave que já têm uma demanda grande de busca. O Keyword Explorer, do Moz, que é uma ferramenta paga para trabalhar com SEO, auxilia no momento de descobrir termos relevantes.

Tendências do momento

Acesse o Google Trends e pesquise se os locais ou pessoas estão recebendo uma atenção maior da grande mídia. Sazonalidade – Pode levar em consideração o evento que vai acontecer nas próximas semanas .Busca no site – O Google Analytics já aponta o que as pessoas estão procurando no seu site. Vou explicar Você, ou sua empresa, está precisando contratar um determinado número de designers.

O que pode acontecer de errado?

Quando você começa a divulgar, vão surgir diversos designers. Mas, aí, você percebe que eles são designers gráficos, e o que você está precisando é de um designer de interior.

O problema não foi só a palavra-chave, mas, mais especificamente, a combinação que poderia ter sido utilizada para melhorar a filtragem. Você pode criar uma lista de combinações personalizada. Combinação ampla: Funciona com qualquer palavra relacionada com a que você optou. Combinação de frase: Funciona quando a palavra é usada como parte de uma frase.

Combinação exata: Funciona apenas para a palavra selecionada.
Seguindo essa lógica, a combinação ampla vai trazer um grande número de pessoas, enquanto a combinação exata vai selecionar o mínimo de pessoas.

Tente fazer uma mistura destes três tipos de combinação para garantir uma boa variedade de termos de pesquisa.
Eu diria que isso é essencial, porque mesmo dando lances por palavras-chave, você estará pagando por termos de pesquisa.
Estas são as palavras que estão sendo pesquisadas por pessoas que estão utilizando a busca do Google, quando seu anúncio é visualizado.

Então você me diz

«Não estou gostando destes termos de pesquisa».

Existe uma opção: Palavras-chave negativas, para que você exclua todos os termos que estão prejudicando sua campanha.

As palavras-chave que você achar que estão prejudicando, poderão ser colocadas em uma lista. Essa lista poderá aumentar com o tempo – não se preocupe em relação a isso.

Quanto mais maduro for o seu trabalho de Google Ads, mais palavras você irá encontrar para negativar, deixando suas campanhas cada vez mais limpas e assertivas.

Depois de um tempo, algumas semanas eu diria, o sistema vai filtrar as palavras-chave inúteis e apontá-las para você, antes mesmo que elas causem algum problema.

Quer aprender como dominar a arte da espionagem no google ads ?

Monitorar a concorrência é uma excelente estratégia. Quando você faz esse trabalho de espionagem do seu concorrente, você pode analisar a melhor forma de superar o ranqueamento dele.

Não se sinta mal por isso. Esta técnica é utilizada por todas as grandes empresas que você pode imaginar.
Todas elas fazem um serviço de espionagem de seus concorrentes.

E é exatamente por essa característica que as grandes marcas conseguiram chegar onde estão. Elas analisam o concorrente antes de desenvolver suas campanhas.

Lembra que o Google Ads considera a qualidade? Você precisa encontrar meios de tornar os seus anúncios melhores, para vencer as outras empresas.

Essa técnica é chamada de Inteligência Competitiva. Vou explicar como você pode utilizar essa técnica. Utilize o KeywordSpy.

Lembra que já falei a respeito do SEMrush para o google ads?

Ele também é uma ótima ferramenta para fazer uma análise competitiva. Você pode usá-lo para estimar o custo médio de determinadas palavras-chave.

Mas, se quer resultados melhores, eu tenho uma excelente dica para você. Considere pesquisar um concorrente específico. Aquele que possivelmente vai dividir o seu público-alvo.
Comece com aquele que está dominando o ranqueamento.

Aquele que, quando a palavra-chave é pesquisada, aparece no topo.
Você pode utilizar a ferramenta para analisar os lances que ele faz para as palavras-chave com as quais trabalha.

Analise, também, o volume e os custos estimados para cada uma delas. Combinando todas essas informações, você pode descobrir todas as táticas PPC que seu concorrente utiliza.

E, então, é só administrar sua campanha da melhor maneira para conseguir atingir resultados melhores.
Você precisa ser mais rápido que seus concorrentes para conseguir ultrapassá-los nos resultados.
Não concorra. Domine.

Verifique se sua landing page é incrível

Uma landing page bem feita pode fazer toda a diferença na hora da conversão. Você quer obter tráfego e, consequentemente, ganhar dinheiro. Eu preciso ter certeza que você entendeu isso.

Ainda assim, cabe ao seu poder de persuasão fazer com que as conversões sejam realizadas e com que os usuários confiem no produto que seu site está oferecendo.

Se a sua landing page for de má qualidade, você certamente vai perder todo o investimento feito.

Eu fiquei chocado ao saber que empresas gastam apenas $1 copnvertendo seu tráfego para cada $92 gastos na intenção de obter tráfego.
Então, você tem que se preocupar com isso: Será que a pessoa que entra no seu site vale um investimento de mais de $92, se ela gastar $300? Sim! Claro que vale.

Vamos entender, exatamente, do que se trata uma Landing Page.

O que é uma Landing Page

Landing Page é a página de entrada do usuário. A página para a qual o usuário será direcionado após clicar no seu anúncio. É a primeira impressão que a pessoa vai ter sobre sua empresa.

Nos Estados Unidos, o conceito é trabalhado como se o visitante aterrissasse dentro daquela página, por isso o termo landing, que significa «aterrissar».

Basicamente, quando você clica em um anúncio, você é direcionado para um local que não é a home page da empresa, mas uma página que fala exatamente sobre a mesma informação encontrada no anúncio.

Essa é a Landing Page.
Um local que não ofereça o que o anúncio diz, não pode ser considerado uma Landing Page, mas sim uma home.

Muito bem, vamos falar sobre como configurar uma landing page para que traga excelentes resultados.

Características de uma Landing Page matadora

O objetivo principal de uma Landing Page é a conversão. Então, é mais do que necessário que sua Landing Page seja atrativa e convença o usuário de que ele precisa mesmo do produto que está sendo oferecido.

Linguagem direta: Procure colocar no título da Landing Page o «nome» da oferta anunciada. Não esqueça de incluir a palavra-chave sempre que possível.

Procure apresentar uma descrição objetiva para que o lead interaja com o CTA.
CTA atrativo e eficiente: O objetivo do CTA é a conversão. Por conta disso, evite inserir outros links. A intenção do CTA é que a pessoa consuma sua oferta, não que saia dali.

Pense no que seria realmente motivador para sua persona e invista nisso.
Formulário ideal: Você está pedindo as informações necessárias para a pessoa ou está exagerando? Neste momento, utilize a empatia. Peça somente o necessário, conforme a etapa da jornada do usuário.

Quanto maior o formulário, menores as chances de uma conversão.
Layout: «A primeira impressão é a que fica». Familiar, não é? Essa é a primeira impressão que a pessoa vai ter da sua marca. Procure deixar a Landing Page o mais limpa possível, passando somente as informações necessárias.

Leve em consideração o outro ditado que diz: Menos é mais.
SEO: Se sua Landing Page é otimizada para SEO, ela pode conquistar ótimos resultados. Use palavras-chave eficientes, H1 e H2 , um bom conteúdo, Alt Text para imagens e backlinks.

Você já deve estar super animado para começar sua campanha, eu sei.
Vou apresentar, agora, algumas ferramentas que vão lhe ajudar a gerar essas incríveis Landing Pages.

Principais ferramentas para geração de Landing Pages

Eu sei que você já quer ir correndo colocar todas essas informações em prática, mas vamos com calma. É importante entender bem este assunto antes de começar sua campanha.

Você vai precisar de uma ferramenta para isso.
Vem comigo para você conhecê-las.

Passo a Passo de Uma Landing Page Matadora

Você, certamente, já compreendeu a importância de se ter uma Landing Page fantástica.
Agora vou ensinar a criar uma Landing Page que vai deixá-lo orgulhoso por ter trabalhado no desenvolvimento dela.

Solicite de Forma Sucinta o Que Realmente Importa

O formulário é o item principal de uma Landing Page. Através dele, é possível coletar informações de muito valor para o futuro da campanha.

Foque apenas nas informações que sejam realmente relevantes para sua equipe de vendas.
Para saber que informações são essas, pense em quais informações seriam necessárias para que sua equipe consiga entrar em contato e manter o lead nutrido.

Você pode solicitar apenas informações básicas, como o nome, o e-mail e o telefone.
Nenhuma pessoa quer entrar em uma página e ficar respondendo um formulário longo e maçante.

Dê Atenção Especial ao CTA

O Call to Action precisa ser muito chamativo, pois, com um CTA bom, você consegue gerar conversões.
Ele é a última chamada que o usuário vai olhar em sua página.

Por esse motivo, faça com que ele seja claro e comunique exatamente o que você espera que o seu usuário faça. Vale demorar um pouco mais na sua elaboração.

Compatível com dispositivos móveis

Acredito que todos já sabem disso, mas vale frisar que muitas das atividades que realizamos online, são feitas através de um smartphone. Os tablets também são bastante relevantes.
Dessa forma, é fundamental pensar nos dispositivos mobile na hora de criar uma Landing Page.
Com essa atitude, você vai garantir que todas as pessoas que chegarem até sua página, independente do dispositivo que estejam utilizando, vão conseguir concluir a ação.

Testes A/B

Embora você consiga boas dicas para converter mais, é fato que cada persona vai interagir de maneira diferente.
Por este motivo, tudo deve ser pensado.

Título, imagens, CTA, texto, cores, localização do formulário na página, entre outros.
Pegue todas estas informações e realize testes.

Mas, faça isso com cada elemento, um por vez, para saber o que realmente está funcionando e o que precisa de alteração.
Utilize uma amostragem satisfatória para um determinado número de contatos. Estas amostras devem conter cada versão do anúncio que deseja utilizar.

Você conseguiu entender tudo? Eu tenho certeza que sim.
Não esqueça de sempre colocar um título que chame bastante a atenção. Alguns erros podem acontecer, mas não se preocupe. A tentativa e erro, com a possibilidade de realizar testes, vai fazer com que desenvolva o anúncio ideal.

Configurar bem a sua campanha é fundamental para alcançar o sucesso.

Você se lembra que falamos sobre o orçamento diário? Vou usar o exemplo de R$6, só para dar uma ideia de como isso funciona.
Sua próxima análise deve ser em torno da localização geográfica do seu público.

Se o seu negócio abrange todo o território nacional, selecione «Brasil».
Em networks, desmarque a opção da Rede de Display, pois você deseja que o seu anúncio apareça somente nos resultados de busca feitos no Google, e não em outros sites do segmento.

Em seguida, insira sua palavra-chave. Não precisa perder tempo analisando as recomendações do Google. Mais tarde você poderá adicionar outras.

Para essa palavra, configure um lance de R$3.
Você está entendendo o que está fazendo? Está criando uma campanha que vai abrigar tudo.
Logo abaixo virão os grupos de anúncio, as palavras-chave e os anúncios.

Eu recomendo que, se você está começando a trabalhar com isso, faça uma campanha apenas.
Conforme o tempo for passando e você for adquirindo experiência com o AdWords, você poderá fazer mais campanhas.
Sobre a configuração da sua conta, existem algumas possibilidades.

Não tem uma receita mágica de uma configuração perfeita. Cada profissional configura da maneira que melhor atender às necessidades.
Mas não vou deixar você sem um exemplo, claro. Vou falar das configurações mais populares.
A primeira, é a configuração match type – tipo de combinação .

Nessa opção, você vai estar criando uma campanha em cima daquelas três opções: Combinação ampla, combinação de frase e combinação exata.

A vantagem é que essa configuração vai permitir uma rápida verificação do desempenho dos termos. Isso possibilita que você faça ajustes em seu orçamento, conforme achar necessário.

A desvantagem é que, com o tempo, esse formato pode ficar grande demais e difícil de acompanhar. Se sua marca vai fazer o anúncio de diversos produtos através do Google Ads, eu evitaria essa opção. Talvez a melhor forma seja configurar campanhas em torno dos seus produtos.

O lado bom é que, assim, a organização será bem feita, permitindo que se invista tempo e dinheiro na marca ou no produto que se deseja anunciar.

Porém, pode se tornar difícil aperfeiçoar o desempenho individual da palavra-chave. Tem, também, a opção de grupos de anúncios de uma única palavra-chave .

Você pode criar grupos de anúncios independentes para cada palavra-chave escolhida.
Se optar por um número grande de palavras-chave, vai ter bastante trabalho para gerenciar. Mas, também, terá vantagens.

O lado negativo é que você já terá que saber quais palavras-chave vai segmentar antes e durante a campanha.
Também vai precisar investir um bom tempo nisso.

Não vai sobrar muito espaço para que você faça experiências.
Eu garanto que todas essas técnicas funcionam, mas, como disse um pouco acima, a decisão pela melhor maneira parte da necessidade de cada empresa. O mais importante é saber como encaixar a técnica escolhida na hora de atrair e fidelizar seu consumidor.

Os três são termos relacionados, porém falam sobre necessidades diferentes.
O primeiro usuário tem um interesse sobre a história da cidade, população, políticos e tudo o que envolve esse tipo de pesquisa. Ou, até, gostaria de conhecer melhor a vida cultural para uma possível visita.

O segundo usuário certamente vai viajar. Ele está considerando as opções para se alimentar durante sua estadia em São Paulo, mas talvez ainda não tenha escolhido onde se hospedar.

O terceiro usuário está pronto para fazer a reserva.
Conseguiu entender a diferença? Ele já está analisando datas e preços, na intenção de resolver este assunto.
Os três usuários são importantes, mas a maneira que você trabalha a palavra-chave vai diferenciá-los.

E isso se aplica aos anúncios que serão exibidos para eles. Tudo vai depender da intenção da sua campanha.
Independente de estar com orçamento limitado, buscando consumidores pagantes intensamente, ou querendo usuários em topo de funil.
Configure sua campanha baseado na etapa do funil que o seu usuário se encontra, segmentando os seus anúncios.

É fundamental que você saiba como o Google Ads cria e publica seus anúncios, para que tenha uma chance maior de conseguir bons resultados.

O conhecimento da plataforma permitirá que você reduza os custos por anúncio e direcione melhor a sua campanha.

A cada pesquisa feita no Google é feito uma espécie de leilão no AdWords. Esse processo vai determinar os anúncios que serão exibidos e a ordem na qual serão exibidos .

Apesar da expressão leilão, não quer dizer que a melhor oferta ganhará.
Os anúncios de diversas empresas serão classificados tendo como base o Ad Rank, que serão determinados de acordo com seu lance máximo de CPC e Índice de Qualidade.

Isso significa que se o seu Índice de Qualidade for maior do que o do anunciante logo abaixo, poderá ter uma classificação melhor, mesmo que o lance dele seja maior.

Resumindo, quando uma pesquisa é feita, o Ads faz uma varredura e busca os anúncios que tenham palavras-chave correspondentes à pesquisa.

Todo anúncio não qualificado será rejeitado, como os segmentados para um país diferente, por exemplo.
Dos anúncios que sobraram, apenas os anúncios com Ad Rank elevado serão exibidos.
A classificação do seu anúncio se baseia no seu lance e no Índice de Qualidade.

POSIÇÃO DO ANÚNCIO = x

Pelo fato do leilão acontecer toda vez que uma pesquisa é feita, os resultados são potencialmente diferentes. Tudo vai depender da concorrência.

Por esse motivo, oscilações na posição e na forma de exibição dos anúncios nas páginas podem acontecer.

O interesse do Google é indicar páginas relevantes para seus usuários. É uma soma da qualidade do anúncio, das palavras-chave e da Landing Page.

Você pode fazer uma análise da qualidade do seu anúncio, inserindo sua palavra no campo «Análise de palavra-chave».
Selecione a aba «Palavras-chave» e, em seguida, clique no ícone que aparece ao lado.
Você também pode analisar a qualidade de outra maneira.

Basta entrar na aba de Palavras-chave, clicar em Colunas e, em seguida, em Personalizar Colunas. Em Atributos, selecione o Índice de Qualidade.

 Crie seu primeiro anúncio

Seja conciso e direto na criação da sua campanha.

Lembra do slogan da rede de pizzas Domino’s?

«Pizza fresca e quente entregue em menos de 30 minutos, ou você não paga nada».
É uma excelente proposta, pois é tudo o que as pessoas querem quando pedem uma pizza: que ela chegue rapidamente e ainda quente.
A certeza da qualidade do serviço é tanta que ainda oferecem a pizza de graça no caso de não conseguirem atender o que o anúncio promete.

Existem diversos estudos que apontam o que um anúncio deve ter para se tornar atrativo, como este aqui.
Crie uma frase que chame atenção. Faça uma proposta irresistível ao usuário e não esqueça de colocar um CTA eficaz.
Isso porque você precisa deixar claro para o usuário que ele precisa clicar no seu anúncio. Portanto, utilize palavras poderosas.

Por exemplo

Ao invés do título «Dicas para começar a poupar imediatamente», você pode utilizar «Identifique os erros que te fazem perder dinheiro».
Atrair o usuário pela curiosidade também pode ser uma excelente técnica.

Uma forma de fazer isso é dar dicas sobre o serviço ou produto que está oferecendo, criando uma espécie de lacuna na cabeça de quem vê o anúncio.

O usuário se sente obrigado a clicar no anúncio para preencher essa lacuna.
O que não acontece com anúncios que nada têm a oferecer. Então, procure sempre despertar algo no usuário.

E uma dica profissional

Remova o «http://» da sua URL para ter mais espaço para a palavra-chave.
Se lembra do nosso anúncio fictício de vasos de porcelana para decoração? Vou explicar os próximos passos usando este anúncio como exemplo.

Título

«Compre vasos decorativos baratos», um título que não usa somente a palavra-chave, mas também inclui uma ação do que as pessoas devem fazer.

URL de display

Após a remoção do «http://» da URL, adicionamos «vasos decorativos». A palavra-chave é ainda mais destacada para os resultados de busca, tornando o anúncio mais relevante para o usuário que faz a pesquisa.

Texto do anúncio

Você tem duas linhas para se destacar dos outros.
«Compre vasos decorativos baratos e receba em sua casa em apenas 2 dias».
Essa mensagem está tão clara quanto possível, e ainda conta com um diferencial, que é a entrega em apenas dois dias.
Certamente, muitas empresas não entregam em dois dias. Quem dirá colocar isso em um anúncio.

Apelo à ação

Evite colocar um ponto de exclamação, por mais que ele se encaixe bem no CTA.

Taxa de cliques

O Google sempre avalia o CTR dividindo o número de vezes que um anúncio foi clicado pelo número de impressões.
O Índice de Qualidade sofre significativa pressão do CTR.

Relevância do anúncio

A relevância do anúncio é o que vai definir o valor da palavra-chave em relação à sua mensagem.
São separados em três status: Acima da média, na média e abaixo da média.
Como é de se esperar, os status «acima da média» e «na média» são os ideais.

Páginas de destino

As Landing Pages precisam ser funcionais e de fácil navegação, ainda mais com o aumento dos acessos à internet a partir de smartphones.

Imagine que o usuário fez uma pesquisa, foi direcionado a uma Landing Page que não foi suficientemente clara para o que ele queria saber. Ele sai e volta ao Google para nova pesquisa.
A experiência na Landing Page se refere a isso.

Ela avalia se a experiência dos usuários está sendo positiva em sua Landing Page. Então, procure sempre manter a coerência entre o anúncio e a página de destino.

Essa experiência na Landing Page vai influenciar, também, os custos com a publicidade e a classificação do anúncio.

Como o Google calcula o valor do CPC?

Vamos imaginar quatro anunciantes que fizeram o mesmo lance: R$2.
No exemplo, o anunciante A está na melhor posição por possuir o melhor Ad Rank. Logo abaixo, o anunciante B.
Por se tratar do mesmo lance, o Ads vai utilizar a equação, ilustrada abaixo da tabela, para definir o CPC para o anunciante A. Neste caso, será de R$1,10.

Saber estruturar corretamente todos os níveis é o segredo para um anúncio de sucesso.
Essa estrutura conta com três níveis: Conta, Campanha e Grupos de Anúncio.
Com essa tabela, fica bem claro a tarefa a ser realizada em cada etapa.
No nível da conta, serão definidas as permissões.

Nível da conta do Google ads

Para ser possível a utilização do Ads, será necessário uma conta de e-mail do Gmail.

No Nível da Conta, você poderá definir quem terá permissão de acessá-la. Se for da sua vontade, também pode vincular uma outra ferramenta, como o Google Analytics e o Google Search Console.

Essa atitude lhe permite fazer uma análise mais precisa das informações.

Esse processo possibilita que você saiba qual anúncio foi clicado para gerar a visita ao site, através do Google Analytics.

Nível da campanha de Google Ads em Fortaleza

Clique na aba «Campanhas» e, em seguida, «+Campanhas».

Então, escolha o tipo de campanha que melhor se encaixa com seus anúncios.
Em seguida, basta escolher a segmentação do local e idioma, estratégia de lances, as configurações de dispositivo e as extensões do anúncio.

Nível de grupos de anúncios

Nesta etapa, o ideal é basear os grupos nas categorias ou seções do site que vai exibir seu anúncio.
Para a criação de um grupo de anúncio, basta clicar em «+Grupo de Anúncios».

Anúncios

Agora você chegou na etapa da criação do anúncio.
Lembre-se que o padrão dos anúncios mudou, então preste atenção nisso na hora de criar o seu.

No nível da campanha você pode configurar as extensões do anúncio. Mas elas também podem ser alteradas após a criação do anúncio.
Essas extensões vão conter informações relevantes sobre o que está sendo anunciado.

Extensões de aplicativo

Essa opção vai exibir um link abaixo do anúncio. Através dele, o usuário será direcionado para fazer o download do seu aplicativo.

Extensões de chamada

Essa é a extensão que vai permitir que o usuário faça uma ligação para sua empresa, a partir do seu anúncio..

Extensões de local

Essa extensão exibe o endereço da empresa no anúncio.

Extensões de comentários

O Ads busca comentários positivos, e os coloca em seus anúncios para gerar credibilidade.

Extensões de sitelinks

Esta opção permite a exibição de outras páginas que existem dentro do seu site, ou seja, outras opções que tenham relação com a palavra-chave da pesquisa.

Extensões de frase de destaque

Aqui você encontra a possibilidade de utilizar frases para atrair a atenção do usuário. Você pode inserir alguns benefícios, por exemplo.

Avaliações de consumidores

Qualquer extensão que conte com feedback vale a pena. A credibilidade gerada pela opinião de seus clientes faz toda a diferença.

Visitas anteriores

Lembrar ao visitante que ele já acessou sua página pode ser muito positivo.

Snippets estruturados dinâmicos

O Ads consegue identificar dados relevantes dentro de sua página e as exibe.

Classificação do vendedor

As famosas estrelinhas.

Elas chamam a atenção do público e informam que o serviço ou produto é de qualidade.

Extensão de preços

Aquela opção que já comentei antes, que informa os preços disponíveis sem que a pessoa precise acessar sua página.

Palavras-chave

Na criação dos grupos de anúncios, você deve informar as palavras-chave necessárias para uma melhor segmentação do anúncio.

Tipos de correspondência de palavras-chave

As pesquisas no Google são feitas de diversas maneiras. Enquanto um usuário pesquisa por «bola de basquete», outro pode ser mais específico e pesquisar por «bola de basquete Spalding».

O ideal é que o anunciante que não possua a bola da marca, não faça o anúncio da mesma.

Você vai encontrar as seguintes opções de correspondência

Correspondência ampla, sem nenhum tipo de símbolo, que permite que o anúncio seja exibido sempre que existir frases semelhantes.
Correspondência de frase, que são aquelas colocadas entre parênteses.

Essa característica faz com que o anúncio só apareça se pesquisado com a mesma frase ou palavra-chave e algumas variações.
Correspondência ampla modificada, que conta com um + antes do termo, o que possibilita que o anúncio seja visualizado quando o usuário faz uma pesquisa com variações aproximadas.

Não funciona com sinônimos.

Correspondência negativa, que como o nome diz, conta com um – antes do termo, impedindo que seu anúncio seja visualizado para todas as pesquisas que envolvam aquela palavra-chave.

Relatórios Google Ads

Após todo esse processo feito, lembre-se que é extremamente importante acompanhar sua campanha.
Isso vai permitir que ajustes sejam feitos sempre que necessário.

Veja aqui como faz para solicitar esses relatórios

Você vai encontrar diversas opções de relatórios. Basta que você decida quais as métricas são mais importantes para sua campanha.

Os ajustes são fundamentais para o sucesso dos anúncios

Antes de qualquer coisa, dê uma pausa na campanha para que ela não entre em funcionamento enquanto olha seu dashboard.
Quando necessário, clique na sua campanha e veja o grupo de anúncios que o Google criou.

Dividir os grupos por palavras-chave vai permitir uma melhor gestão de cada anúncio.
Você será direcionado a um painel de anúncios que contém sua palavra-chave.

Este é um aplicativo que o Google disponibiliza de graça para auxiliar a gerenciar contas grandes do AdWords.
Você terá apenas que fazer o download das campanhas e realizar as alterações simultaneamente com as ferramentas de edição.

Scripts

Essa ferramenta permite automatizar tarefas, se comunicar com os sistemas externos, emitir alertas e extrair relatórios customizados.
É um recurso avançado, então, é necessário ter algum conhecimento em codificação.

Parceiros do Google

Este é um programa de certificação.
Você poderá realizar algumas provas e, caso tenha um bom resultado, receberá um certificado que lhe permitirá comprovar o domínio da plataforma, gerando credibilidade para os anunciantes.

As empresas têm acesso a diversos materiais para tornar possível os estudos e realizar exames.
Indo bem nas avaliações, você ganha o certificado.
Existem também os selos do Google Partners.

9 passo: Prepare-se para rastrear a conversão

Para isso, um snippet de código será necessário.

Você deve inserir alguns códigos nas páginas que os usuários visitam ou passam até chegarem em sua Landing Page.

Ótimo.
Vá na aba «Campanhas» e ative a sua.

Cerca de 70% de 30 milhões de ligações telefônicas começam em um canal digital. Ligações, essas, que convertem mais.
A taxa de conversão online fica em torno de 1 a 2%, mas quando feito por telefone, ela sobe para 30%, podendo chegar a 50%.

O que acontece agora?

Agora aguarde o Google analisar sua campanha para que possa ir ao ar.
Por esse motivo, falei para não fazer vários anúncios de uma vez. Comece com apenas um até dominar a ferramenta.
Após a liberação de sua campanha, o Google vai lhe enviar um e-mail de confirmação. E você poderá criar mais anúncios reproduzindo o original.

Esse é um atalho para que você não precise ficar esperando autorização a cada nova campanha.
Selecione seu anúncio e clique em «editar», e, então, em «copiar». Depois, faça o mesmo e, em seguida, clique em «colar».
Cole o anúncio e selecione as duas caixas.

Agora vou ensinar como você deve fazer a manutenção da conta.

Manutenção regular da conta

Com o tempo, será necessário fazer ajustes para melhorar sua conta.
Se for uma conta pequena, uma manutenção mensal é o suficiente.

Identificar quais palavras-chaves estão sendo irrelevantes, colocando-as na sua lista de palavras-chave negativas

Essas atitudes evitam desperdícios.
O próximo passo é verificar as posições dos anúncios.

Se você está no topo, poderá começar a reduzir seu orçamento e ver até onde o custo por lead poderá ser reduzido, sem que, para isso, tenha que perder o primeiro lugar.

Se for o caso de estar em posições mais baixas, considere aumentar seu investimento aos poucos, até conseguir atingir o primeiro ou segundo lugar.

Crie mais anúncios e tenha como parâmetro uma taxa de CTR de pelo menos 8%.
Meu conselho é que realize testes frequentemente. Elimine anúncios ruins com eficiência, para que eles não subtraiam o orçamento das melhores opções.

Conclusão google ads

Agora sente e espere. Estou falando sério.
Ative seu segundo anúncio e vá ocupar a cabeça com outra coisa. Deixe para verificar os números no dia seguinte.
Lembre-se, sempre, que o foco são as conversões. Para isso, será necessário ter muita paciência .
Monitore e analise sua campanha pelos próximos 10 dias para, somente então, desativar anúncios desnecessários e investir no que está trazendo melhores resultados.

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