O que é AMP e como ele pode melhorar o posicionamento do seu site no Google
Você sabe o que é AMP? Você sabia que ele pode melhorar o posicionamento do seu site no Google? Pois é, veja como isso acontece.
Este post explica o que o AMP é e pretende fazer, quem deve implementar e por quê, como preparar seu site WordPress para AMP e como garantir que o Yoast SEO se integre perfeitamente a ele.
Quer aparecer nas primeiras posições do Google? Clique aqui para conhecer mais sobre SEO (otimização na busca do Google.
O que são Accelerated Mobile Pages/AMP?
O projeto Accelerated Mobile Pages visa fazer com que as páginas carreguem instantaneamente no celular. A web é lenta para muitas e muitas pessoas, de fato, a maioria das pessoas que usam a internet o fazem por meio de um telefone celular, geralmente em uma conexão 2G ou às vezes 3G. Para carregar as páginas instantaneamente, o AMP restringe o que você pode fazer nas páginas HTML. O design extravagante é despojado em favor da velocidade. AMP é muito mais uma função do que um projeto de formulário.
As páginas AMP parecem uma versão muito simplificada das páginas da Web normais, mas contêm todo o conteúdo importante. Nem todos os anúncios funcionarão em AMP, nem todas as análises funcionarão com AMP. Todo o “fluff” de suas páginas é removido no AMP, incluindo os links leia mais que você pode ter incorporado ao seu tema, etc.
A desvantagem é que, ao sacrificar um pouco dessa flexibilidade (seu JavaScript personalizado, anúncios, etc.), você não apenas acelera seu site, mas também pode se tornar elegível para resultados novos e avançados nos mecanismos de pesquisa.
O AMP é uma ferramenta poderosa que aplica muitas otimizações e práticas recomendadas automaticamente em seu site, facilitando a obtenção de uma boa experiência de página para seus visitantes.
O plug-in AMP oficial, suportado pela equipe AMP, torna mais fácil trazer o poder do AMP para o seu site WordPress, integrando-se perfeitamente com o fluxo normal de publicação e permitindo o uso de temas e plug-ins existentes.
E no wordpress, qual(is) plug-in(s) usar?
O plug-in AMP oficial faz um trabalho incrível ao habilitar o AMP em seu site. Ele pode até converter automaticamente seu modelo e conteúdo.
Quando você habilitar este plug-in, todos os URLs de postagem em seu site terão uma /amp/versão. Assim, você pode acessar qualquer postagem, adicionar /amp/ao final da URL e verá a versão AMP. O plug-in adiciona uma meta tag padrão no cabeçalho de suas páginas normais. Isso permite que o Google e outros reconheçam a existência dessas páginas.
Você também pode configurar o plug-in para usar o ‘modo nativo’. Isso simplesmente substituirá o código e o conteúdo do tema existente por uma versão compatível com amplificador. Pode ser necessário fazer alguns ajustes nas opções de configuração do plug-in para que funcione corretamente em seu site.
Page Experience (PX) é um conjunto de sinais de classificação – incluindo Core Web Vitals (CWV) – que mede a experiência do usuário ao interagir com uma página da web. O AMP é uma ferramenta poderosa que aplica muitas otimizações e práticas recomendadas automaticamente em seu site, facilitando a obtenção de uma boa experiência de página para seus visitantes. O plug-in AMP oficial, suportado pela equipe AMP, torna mais fácil trazer o poder do AMP para o seu site WordPress, integrando-se perfeitamente com o fluxo normal de publicação e permitindo o uso de temas e plug-ins existentes.
Para mais vídeos como este, confira a série de vídeos AMP for WordPress em andamento .
Os principais recursos do plug-in incluem:
Automatize o processo de geração de marcações válidas para AMP o máximo possível , permitindo que os usuários sigam os fluxos de trabalho padrão aos quais estão acostumados no WordPress.
Forneça ferramentas de validação eficazes para ajudar os usuários a lidar com incompatibilidades de AMP quando elas acontecerem, incluindo mecanismos para identificar , contextualizar e resolver problemas causados por erros de validação .
Forneça suporte de desenvolvimento para tornar mais fácil para os desenvolvedores do WordPress criar componentes de ecossistema compatíveis com AMP e criar sites e soluções com compatibilidade de AMP integrada.
Dê suporte à veiculação de páginas AMP para facilitar aos proprietários de sites o aproveitamento do redirecionamento móvel, vinculação AMP-a-AMP e geração de AMP otimizado por padrão (via porta PHP do AMP Optimizer).
Forneça uma solução pronta para uso para segmentos de criadores de WordPress para que possam ir do zero à publicação de páginas AMP em pouco tempo, independentemente do conhecimento técnico ou da disponibilidade de recursos.
O plug-in AMP oficial para WordPress é uma ferramenta poderosa que ajuda você a criar sites WordPress voltados para o usuário, ou seja, sites que são rápidos, bonitos, seguros, envolventes e acessíveis. Um site que prioriza o usuário proporcionará experiências que encantam seus usuários e, portanto, aumentarão o envolvimento do usuário e o sucesso de seu site. E, ao contrário da crença popular de ser apenas para sites móveis (não significa mais Accelerated Mobile Pages!), AMP é uma estrutura de componentes da Web totalmente responsiva, o que significa que você pode fornecer experiências AMP para seus usuários em dispositivos móveis e dispositivos de mesa.
PÚBLICO-ALVO DO PLUG-IN AMP: TODOS
Este plug-in pode ser usado por desenvolvedores e usuários não desenvolvedores:
Se você é um desenvolvedor ou usuário experiente em tecnologia, pode aproveitar as ferramentas avançadas de desenvolvedor fornecidas pelo plug-in AMP para corrigir problemas de validação que seu site possa ter e alcançar a compatibilidade total com AMP.
Se você não é um desenvolvedor ou usuário experiente em tecnologia, ou simplesmente não quer lidar com problemas de validação e lidar com tarefas de desenvolvimento, o plug-in AMP permite montar sites totalmente compatíveis com AMP com diferentes configurações aproveitando a compatibilidade com AMP componentes. O plug-in ajuda você a lidar com problemas de validação removendo marcações AMP inválidas nos casos em que isso é possível ou suprimindo plug-ins incompatíveis com AMP em páginas AMP.
O ponto principal é que, independentemente do seu conhecimento técnico, o plug-in AMP pode ser útil para você.
MODOS DE MODELO
O plug-in AMP oficial permite que os proprietários de sites forneçam AMP para seus usuários de diferentes maneiras, chamadas de modos de modelo: Padrão, Transitório e Leitor. As diferenças entre eles estão no número de temas usados (um ou dois) e no número de versões do site (não AMP, AMP). Cada modo de modelo traz sua própria proposta de valor e atende às necessidades de diferentes cenários no grande e diversificado ecossistema do WordPress. E em todos os casos, o plug-in AMP fornece o máximo de suporte possível em termos de automatização da geração de páginas AMP, além de manter válida a opção AMP escolhida. Em poucas palavras, os modos de modelo disponíveis são os seguintes:
Modo Padrão : Este modo de template é o ideal, pois existe apenas um tema para atender as requisições e uma única versão do seu site: a versão AMP. Além de permitir que todo o seu site seja AMP-first, isso tem o benefício adicional de reduzir os custos de desenvolvimento e manutenção. Este modo é a melhor escolha para sites em que o tema e os plug-ins usados no site são totalmente compatíveis com AMP. Também é uma boa opção se alguns componentes não forem compatíveis com AMP, mas o proprietário do site tiver os recursos ou o conhecimento para corrigi-los. Veja nossa vitrine de sites usando o modo Padrão.
Modo Transitório : Neste modo também é utilizado um único tema, mas pode haver duas versões de cada página: AMP e não AMP. O tema ativo é usado para servir as versões AMP e não AMP de um determinado URL. Este modo é uma boa escolha se o site usa um tema que não é totalmente compatível com AMP, mas as diferenças funcionais entre as páginas AMP e não AMP são aceitáveis (devido à degradação natural). Nesse caso, os usuários que acessam o site a partir de dispositivos móveis podem obter a versão AMP e obter uma experiência otimizada que também mantém a aparência da versão não AMP. Confira nossa vitrine de sites que usam o modo Transitório.
Modo Leitor : Neste modo existem dois temas diferentes, um para páginas AMP e outro para páginas não AMP e, portanto, também existem duas versões do site. Este modo pode ser selecionado quando o site está usando um tema incompatível com AMP, mas o nível de incompatibilidade é significativo sem degradação normal. Também é uma boa escolha se você não é tecnicamente experiente (ou simplesmente não quer lidar com as incompatibilidades) e, portanto, deseja fluxos de trabalho simplificados e robustos que permitem aproveitar o AMP com o mínimo de esforço.
Diferentes modos seriam recomendados em diferentes cenários, dependendo das especificidades do seu site e da sua função. À medida que você configura o plug-in, ele sugere o modo que pode ser melhor para você com base na avaliação do tema e dos plug-ins usados em seu site. E, independente do modo utilizado, você tem a opção de veicular todo ou apenas parte do seu site como AMP. Isso oferece toda a flexibilidade de que você precisa para começar a habilitar AMP em seu site progressivamente.
ECOSSISTEMA AMP
Hoje é possível montar sites atraentes para o usuário, alimentados pelo plug-in AMP, escolhendo temas e plug-ins de um crescente ecossistema compatível com AMP. Nesse contexto, o plug-in AMP atua como um orquestrador do processo geral de criação e publicação de conteúdo AMP; ele serve como um validador e executor, tornando mais fácil não apenas obter experiências AMP, mas também mantê-las com confiança.
Muitos desenvolvedores populares de temas e plug-ins se esforçaram para oferecer suporte ao plug-in AMP oficial. Se você estiver usando um tema como Astra ou Newspack, ou se estiver usando plugins como Yoast ou WP Forms – eles funcionarão imediatamente! Você pode ver a lista crescente de temas e plugins testados.
DESENVOLVIMENTO AMP
Embora haja um ecossistema crescente de componentes WordPress compatíveis com AMP, ainda há um caminho a percorrer antes da maioria da compatibilidade com AMP no ecossistema. Se você é um desenvolvedor ou tem os recursos para buscar projetos de desenvolvimento, você pode querer, em alguns casos, desenvolver um plugin ou tema personalizado para atender às suas necessidades específicas. O plug-in oficial do AMP pode ser de grande ajuda para você, fornecendo ferramentas de desenvolvedor poderosas e eficazes que esclarecem o processo de desenvolvimento do AMP como é feito no WordPress. Isso inclui mecanismos para detalhar as causas principais dos problemas de validação, o espaço contextual para entendê-los adequadamente e métodos para lidar com eles durante o processo de obtenção de compatibilidade total com AMP. Leia mais sobre as Ferramentas do Desenvolvedor .
COMEÇANDO
Para saber mais sobre o plug-in e começar a aproveitar seus recursos para potencializar seu fluxo de trabalho de publicação AMP, verifique o site oficial do produto de plug-in AMP .
Se você é um desenvolvedor, encorajamos você a acompanhar ou contribuir para o desenvolvimento deste plugin no GitHub.
Criamos uma página abrangente de perguntas frequentes e uma extensa documentação para ajudá-lo a começar da maneira mais tranquila possível.
Como adicionar a compatibilidade do Yoast no AMP
Se você estiver usando o plug-in Yoast SEO, somos totalmente compatíveis com o Yoast SEO e você só precisa ativar uma opção para isso em nossas configurações do AMPforWP e não precisa usar o plug-in Yoast SEO para isso.
Você encontrará esta opção no Painel do WordPress -> Navegar para o painel de opções AMP -> SEO -> Depois de selecionar a opção “ Yoast ” três opções serão exibidas de acordo com sua necessidade, você pode ativar essas opções e clicar em “ Salvar alterações ” botão.
- Meta Tags do Yoast: Depois de habilitar esta opção, ela adiciona automaticamente todas as suas tags de gráfico aberto (OG) do Yoast na versão AMP.
- Yoast Description in ld+json: Se você habilitar esta opção, ela adicionará automaticamente seu JSON que você adicionou no Yoast na versão AMP
- Canonical do Yoast: Se você alterou os links canônicos com a ajuda do Yoast, depois de habilitar esta opção, ele puxará o canônico atualizado que você alterou do Yoast nas páginas AMP também.
Como isso funciona com o Yoast SEO?
Nós nos integramos automaticamente com o plug-in AMP oficial para gerar metadados corretos, marcação estruturada e outros elementos de SEO. Não se preocupe – nós cuidamos de tudo!
Somos especialistas em SEO e parte de nossa equipe de liderança. Roberto Roosevelt é estrategista digital, tecnólogo de marketing e desenvolvedor full stack. Trabalha com SEO técnico, tecnologias emergentes e estratégia de marca.
Quer saber mais? Clique aqui. E conheça mais do nosso trabalho no Instagram.