Marketing Digital Médico

Marketing Medical

Marketing Digital Médico

Muitos médicos ainda tem dificuldade com a utilização dos  seus meios digitais (Marketing Médico Digital) para uma auto divulgação.

Fala-se muito da internet como uma grande ferramenta de “venda de facilidades”, “golpes”, “enganação”, e provavelmente venha daí o anseio de alguns profissionais da área de saúde em se inserir no mercado online.

Entretanto, cada vez mais o marketing digital para médicos vem se tornando uma ferramenta bastante útil e eficaz para aderir e fidelizar  mais pacientes.

Sendo também um grande aliado para posicionar a marca do médico no meio das mídias sociais.

 

Como utilizar essa estratégia

O marketing digital para médicos tende a desenvolver estratégias para criar mais impacto no seu público-alvo de uma maneira segmentada e assertiva.

A Internet mudou muito a forma com que as pessoas se comunicam e buscarem serviços.

As pessoas estão conectadas mundialmente a maior parte do dia, hoje no Brasil são mais de 100 milhões de usuários em redes sociais, sendo que 80% deles confiam nas informações que encontram no Google.

O marketing digital torna-se bastante eficiente para médicos, porem precisam trabalhar com algumas estratégias para destacarem-se dos outros, são elas:

  • Desenvolvimento de um site ou blog profissional
  • Marketing profissional de conteúdo
  • SEO – Searh Engine Optimization
  • Google Adwords
  • Redes sociais

 

Como se destacar usando marketing digital

Atualmente os serviços médicos se confundem e se misturam muito com serviços de vendas e publicidade dentro da internet e no mundo das mídias sociais.

Na área da saúde esses serviços ficam cada vez mais misturados, uma forma de evitar problemas legais e até a retirada do site do ar é que os médicos precisam seguir as diretrizes do CFM (Conselho Federal de Medicina).

As principais proibições do CFM que devem ser evitados no marketing digital para uso de profissionais da saúde são:

  • Anúncios de especialidades que o médico possui.
  • Anúncios de equipamentos que visão mostrar superioridade sobre sua concorrência.
  • Uso de termos e linguagem que possam sensacionalizar e promover autopromoção.
  • Envolver nomes de médicos que estão envolvidos em sistemas de propagandas enganosas.
  • Publicações contendo informações que possam causar alarde na sociedade.
  • Realizar qualquer tipo de consulta, diagnóstico ou prescrição médica para medicamentos à distância.
  • Exibir ou distribuir fotos de pacientes antes ou depois de tratamentos , consultas ou cirurgias.

Os profissionais da área da saúde também dependem muito de seus clientes para se manterem em funcionamento seu negócio.

Diante disso, fazer um bom Marketing Digital Médico é necessário para manter a quantidade e fidelidade de pacientes ideal.

Apesar das restrições que existem dentro da legislação, o Marketing Digital Medico pode ajudar muito sua clínica ou consultório medico  a ser conhecido por pacientes no meio digital, além de virar referência no assunto, e garantir fácil acesso para milhões de pessoas.

É de fundamental importância lembrar-se de que quando falamos em ‘Marketing Digital Médico’ estamos no referindo a profissionais da área da saúde em geral, e não só a médicos.

 

Mantendo objetivos e metas

É sempre bom definir objetivos, quando se define um objetivo real, fica bem mais fácil  definir as melhores estratégias e o melhor caminho a seguir para conseguir o que deseja, alem de lhe ajudar a manter o foco.

Isso acontece porque somente quando sabemos o que nos queremos, fica bem mais fácil de escolher o caminho correto para chegarmos onde queremos de fato.

Um objetivo de Marketing Digital Médico pode ser definido desde conseguir uma maior conquista pacientes ou até mesmo em se tornar autoridade em determinado assunto ou área de atuação.

Tendo isso em mente, para se criar boas estratégias de marketing é preciso entender muito bem todas as sua metas, e alem disto, é pesquisar a melhor forma para se conquistar cada campanha e meta, onde e quando inserir cada texto, quais assuntos são mais fáceis de serem abordados e quais deles abordar, quais redes sociais utilizar para obter um alcance maior do seu publico alvo, entre muitos outros quesitos que estão dentre o marketing utilizado.

 

Usando mídias sociais

Todas as postagens feitas por profissionais da área da saúde, sendo elas  em seus sites, blogs ou redes sociais, devem ser de cunho informativo educativo e que contenham também algum tipo de orientação, jamais deve ter o intuito de vender um atendimento ou serviço, ou até mesmo gerar datas de consultas online.

Os profissionais da área da saúde devem sempre se lembrar de que quando falam sobre determinado assunto em plataformas online, que seja de finalidade profissional e nunca pessoal, precisam sempre informar seus nomes, suas especialidades, sua área de principal atuação, mostrar sua inscrição no conselho (CRM) e seus números de registro.

Levem isso sempre como uma regra para que possam sempre garantir veracidade, qualidade e segurança sobre o profissional que está sendo representado por algum plataforma online.

 

Relação com pacientes

Seus pacientes também são de certa forma consumidores, e a imagem que você passa a ele de um profissional da área saúde, é a de ajuda e auxilio que você prestaram a eles.

Portanto, quando se cria um relacionamento online de ajuda torna-se bem mais fácil de cativar e conquistar a confiança de possíveis pacientes que possam retomar a lhe procurar e até mesmo de fidelizar os que já conhecem o seu trabalho, que irão se sentir mais próximos a você.

Usar blogs e redes sociais para publicar curiosidades, orientações e dicas de saúde é uma boa forma de se manter conectado com pessoas que buscam tais informações.

Atualmente antes mesmo de procurar ajuda médica, as pessoas fazem uma busca rápida no Google para tentar descobrir qual poderia ser o seu problema de acordo com seus sintomas que elas sentem.

Quando a essas pessoas chegam informações de qualidade, segurança e de carácter profissional, além de estar ajudando-a, esse profissional cria uma relação de confiança com essas pessoas.

Além disso, esse tipo de informação é relevante para frisar a importância de se consultar com um especialista correto ao invés de realização e uma automedicação, ou seja, é mais uma forma de ajudar e orientar pessoas

A maioria da pessoas acham que e-mail Marketing significa receber ofertas ou propagandas chatas, do tipo que ninguém gosta e não abre, mas quando se trata de Inbound Marketing, o e-mail tem a função bem útil pois ajuda a levar informações de real relevância para cada um deles.

 

Gerando informação

Quando uma estratégia gera Leads, ou seja, os conduz até determinado post ou artigo, é possível obter mais informações e através disto enviar e-mails certos, no momento certo, totalmente personalizados para cada Lead.

Quando o assunto é Marketing Digital Médico, o uso do e-mail se torna mais uma forma de se relacionar e orientar seus pacientes de uma forma mais rápida e prática.

Torna possível o envio de orientações pré e pós consulta, lembrar o paciente de exames de rotina, envia-los orientações em geral de acordo com cada problema e seus possíveis tratamentos, entre outras possibilidades.

Desta forma a relação entre médico e paciente se torna cada vez mais próxima, a orientação e ajuda se torna mais intensa. Isso gera uma fidelização e satisfação da parte do paciente.

Apesar da legislação ser bastante rigorosa no que aspecto de Marketing Digital Médico, ou seja, da área da saúde, ainda sim é possível o uso das redes sociais.

Elas também podem servir para estreitar  e fixar o relacionamento para mante-lo mais próximo ao público, de pacientes e possíveis pacientes. Na área médica, estão sempre se mostrando colaborativas e muito mais importantes.

Além disso, novidades, congressos, palestras, artigos, dicas e outros eventos, são interessantes para quem acompanha informações de saúde.

Essas postagens também geram uma maior autoridade e confiança, acarretando uma maior audiência virtual, afinal profissionais que estão sempre buscando conhecimento mostram preocupação em oferecer sempre o melhor para quem atendem.

 

Conclusão

Manter uma agenda cheia e uma confiança no seu consultório nem sempre é tarefa fácil.

O Marketing Medico Digital pode te ajudar a criar um conteúdo autoral e fazer com que mais pessoas conheçam seu trabalho gerando oportunidades de conquistar novos pacientes e fidelizar os que já obtêm.

Com dicas fica possível traçar uma estratégia para seu Marketing, ajudar as pessoas, atrair possíveis pacientes, orientar aqueles que já são pacientes de forma mais rápida e prática, alem de melhorar o funcionamento da sua consultório, dentre muitas outras possibilidades.