Mais de 10 maneiras gratuitas de chegar à primeira página do Google

mais de 10 maneiras gratuitas de chegar a primeira pagina do google

Mais de 10 maneiras gratuitas de chegar à primeira página do Google

Para aqueles que tentam gerar tráfego orgânico, o Google é o todo-poderoso. Ele rastreia a web, determinando quais páginas são as mais úteis e relevantes para seus usuários para praticamente qualquer tópico. Não confiamos apenas nos resultados do Google, confiamos neles.

Com um poder e influência tão imensos, colocar sua pequena empresa na primeira página do Google pode parecer irreal. No entanto, é esse mesmo poder que o Google possui que torna mais possível do que nunca para pequenas empresas locais terem uma classificação alta nos resultados de pesquisa – de graça !

Neste post, abordarei várias ações tangíveis que você pode realizar para ajudar sua empresa a chegar ao topo da primeira página, usando duas estratégias gratuitas: otimização de site e otimização de listagem. Primeiro abordarei a importância da primeira página do Google e depois entrarei nas táticas, que incluem:

  • Adicionar palavras-chave a lugares específicos em seu site
  • Criando conteúdo para humanos, não para o Google
  • Enfatizando a localização
  • Atualizar e manter regularmente sua listagem do Google
  • E muitos mais

É bastante claro que a primeira página do Google é uma meta valiosa (se não essencial) para qualquer empresa, mas vamos primeiro examinar seus benefícios específicos, pois isso pode ajudá-lo a priorizar na estratégia de sua empresa.

Por que a primeira página do Google é importante

Os resultados de pesquisa do Google estão ficando mais robustos, com painéis de conhecimento, caixas de resposta, perguntas relacionadas expansíveis, resultados locais e muito mais. Com tantas maneiras de se destacar, vale a pena trabalhar para o topo da classificação, especialmente considerando que o tráfego e a taxa de cliques caem vertiginosamente à medida que se avança nos resultados da pesquisa.

Chegar na primeira página significa uma taxa de cliques significativamente maior

É um fato conhecido que a primeira página do Google captura a maior parte do tráfego, mas você sabia que existem diferenças significativas nas taxas de cliques para os resultados superiores e inferiores? Um estudo mostra as seguintes taxas de cliques por posição no Google:

• Primeiro resultado: taxa de cliques de 36,4%
• Segundo resultado: taxa de cliques de 12,5%
• Terceiro resultado: taxa de cliques de 9,5%

A CTR continua a cair, caindo para 2,2% para o 10º resultado (geralmente há 10 resultados orgânicos no máximo por página, ainda menos agora com resultados locais, anúncios, caixas de resposta e outros novos recursos. Se você não estiver no topo Resultados de pesquisa do Google , você está perdendo muitos cliques.

Obtenha exposição imediata

Os principais resultados das pesquisas do Google agora também preenchem as caixas de resposta “Posição Zero”, também conhecidas como snippets em destaque.

Ganhar um lugar de destaque no Google pode levar ao destaque em um snippet em destaque, concedendo exposição imediata à sua empresa e aumentando sua credibilidade.

Compartilhamento de tráfego na posição superior
Outro estudo descobriu que o primeiro resultado no Google captura 33% do tráfego de pesquisa. Quanto mais próximo do topo você conseguir que seu site apareça no Google, melhor será sua presença de pesquisa e autoridade de marca.

Quão forte é o seu SEO e presença online?

Como a classificação na primeira página beneficia sua empresa?

É importante entender os diferentes objetivos que conseguir uma classificação superior no Google pode ajudar sua empresa a alcançar.

  1. Melhore sua visibilidade
    Digamos que você tenha um local físico. Se você pudesse escolher entre colocar seu negócio na rua principal que corta a cidade ou em uma rua tranquila, qual você escolheria? A estrada principal, claro.

Com 167 bilhões de buscas por mês , chegar na primeira página do Google é como plantar sua empresa na via mais movimentada da cidade. Quanto mais pessoas visualizarem seu site, maior será o reconhecimento da sua marca. Quanto mais familiarizados os consumidores estiverem com sua marca, mais receptivos eles serão às atividades de conversão.

  1. Gere mais leads
    Agora, e se você tivesse que escolher entre a rua principal de uma cidade diversa ou uma cidade de clientes ideais? Existem tantas primeiras páginas do Google quanto consultas de pesquisa por aí. Seu objetivo é chegar na primeira página para as consultas que seus clientes ideais estão realizando. Ao fazer isso, você é descoberto por consumidores que estão pesquisando online com a intenção de comprar ou engajar. Essas pessoas são as mais propensas a se converter em leads e clientes para o seu negócio.
  2. Aumente o engajamento
    De acordo com a Adweek, 81% dos compradores realizam pesquisas online antes de comprar , e o Google é a referência para isso. Com caixas de resposta, a seção “As pessoas também perguntam” e resultados locais mostrando informações de contato, mapas, avaliações, classificações e descrições, a página de resultados do mecanismo de pesquisa do Google permite que os consumidores conheçam, comparem e interajam com sua empresa antes mesmo de clicar no seu resultado.
  3. Direcione o tráfego do site
    Trechos e caixas de resposta só podem fornecer tanta informação. Embora a própria página de resultados do mecanismo de pesquisa possa às vezes fornecer todas as informações de que uma pessoa precisa, ainda há várias consultas para as quais as pessoas inevitavelmente clicarão em um site. Não se esqueça de que muitas vezes são necessárias várias interações com uma empresa antes que uma pessoa se converta em um cliente, portanto, as interações com seu website são importantes.
  4. Estar na primeira página do Google não apenas aumenta drasticamente o tráfego para seu site; não estar na primeira página do Google tem uma grande desvantagem. Na verdade, a primeira página do Google captura pelo menos 71% do tráfego da web (algumas fontes dizem até 92%), e a segunda página está longe de ser a segunda: cai para 6% dos cliques no site. Esse declínio acentuado no tráfego da web é um indicador de quão importante é a primeira página do Google.
  5. Aumente sua autoridade no setor
    Chegar à primeira página do Google requer a criação regular de conteúdo de alta qualidade que o Google reconhece estar satisfazendo as necessidades de seus usuários. Isso leva tempo, mas o aumento do tráfego e da confiança resultantes valem o investimento.
  6. Além disso, escrever regularmente sobre seu setor e negócios exigirá que você fique em sintonia com o que seu público-alvo deseja saber, bem como com as atualizações mais recentes em seu setor. Aparecer na primeira página do Google é importante porque facilita o desenvolvimento e a manutenção de uma base de conhecimento robusta sobre a qual sua empresa pode se firmar.
  7. Ganhe confiança
    O algoritmo do Google foi projetado para reconhecer conteúdo com spam, suspeito e de baixa qualidade. Se você aparece consistentemente na primeira página do Google, isso significa que o Google o reconhece como uma fonte confiável de informações e os consumidores confiam em empresas nas quais o Google confia .
  8. Crie seu público
    Como mencionado acima, chegar à primeira página do Google requer a criação de conteúdo perene de alta qualidade . Esse tipo de conteúdo é o presente que continua dando; ele pode ser reaproveitado e redistribuído em uma variedade de canais de marketing, incluindo mídia social, e-mail e anúncios pagos.
  9. Seus esforços orientados a conteúdo para chegar à primeira página do Google fornecerão a você mais material e mais oportunidades para se envolver com seu público-alvo, nutrir leads e ficar em primeiro lugar.
  10. Acelere seu ciclo de vendas
    Os consumidores hoje têm muitas opções para escolher, bem como acesso a todas as informações e ferramentas necessárias para descobrir, examinar e tomar uma decisão sobre um negócio. Onde eles vão para iniciar suas pesquisas? Google! Chegar à primeira página do Google ajuda você a atrair os leads do topo do funil e a acelerar seu ciclo de vendas .
  11. De quantas maneiras diferentes você pode chegar na primeira página do Google de graça?
  12. Estar na primeira página do Google não é apenas um objetivo comum entre os proprietários de pequenas empresas, mas também muito viável. O Google não está focado em quantidade, mas em qualidade. Como resultado, uma empresa maior ou um orçamento maior não equivale a classificação superior. Existem vários fatores por trás do algoritmo do Google e, graças ao fato de a página de resultados do Google ter muitos componentes diferentes, também existem diferentes tipos de mídia que podem atingir o status de primeira página. Eles incluem: Postagens de blog e páginas do site (em resultados orgânicos ) e sua conta do Google Meu Negócio (na seção de locais/mapas ).

A otimização de sua listagem do Google Meu Negócio garante que sua empresa e suas avaliações sejam exibidas para consultas locais.

• Trechos do conteúdo do seu site (nos muitos recursos da página de resultados de pesquisa do Google, incluindo “As pessoas também perguntam” e a caixa de resposta.

• Suas páginas de destino (isso é feito por meio da seção de anúncios pagos , que não é gratuita, mas ainda vale a pena mencionar. Para obter mais ajuda sobre o uso de estratégias pagas para chegar à primeira página do Google, acesse esta postagem nos tutoriais do Google Ads . )

Agora vamos voltar aos dois meios gratuitos pelos quais você pode chegar à primeira página.

Como usar seu site para chegar na primeira página do Google

A prática de alinhar seu site com os fatores de classificação do mecanismo de pesquisa é chamada de otimização de mecanismo de pesquisa (SEO) . Você não necessariamente otimiza todo o site de uma vez para os mecanismos de pesquisa, mas sim cada página individual do site. Veja como fazer isso:

1. Determine suas palavras-chave

Primeiro, determine quais consultas de pesquisa você deseja que o Google responda com as páginas do seu site. Elas são conhecidas como palavras-chave — que, aliás, podem ser palavras ou frases simples.

Exemplos de palavras-chave incluem:

• “Leis de inquilinos de MA”
• “salão perto de mim”
• “brunch Boston”
• “conserto de ar condicionado em Brighton”
• “como tapar um telhado com vazamento”
• “como chegar na primeira página do Google”

Cada página do seu site deve segmentar um conjunto diferente de palavras-chave para que as páginas não estejam competindo entre si.

As palavras-chave certas para o seu negócio são aquelas que seus clientes ideais estão digitando para obter os produtos e serviços de que precisam. 

2. Informe ao Google quais palavras-chave você está usando

O Google funciona rastreando a web, classificando os milhões de páginas existentes e armazenando-as em um índice. Quando um usuário realiza uma pesquisa, o Google pode examinar seu índice mais organizado (em vez de toda a Web) para obter rapidamente resultados relevantes.

Portanto, outro passo importante para aparecer na primeira página do Google é tornar o mais fácil possível para o Google escanear, indexar e recuperar seu site. Faça isso colocando palavras-chave nos seguintes locais:

Meta título

Cada postagem de blog e página do seu site tem um meta título . Esse título aparece na parte superior da página na forma de um cabeçalho, mas também como o título da listagem dessa página nos resultados da pesquisa (dependendo das configurações do seu CMS).

Meta Descrição

A meta descrição é a pequena sinopse que aparece abaixo do título nos resultados de pesquisa do Google.

Além de informar ao Google sobre o que é sua página, a meta descrição informa rapidamente ao pesquisador o que ele pode esperar se clicar em sua página, aumentando os cliques relevantes para essa página. Portanto, a meta descrição ajuda o Google a colocar sua empresa na primeira página certa para as pesquisas certas e ajuda os pesquisadores do Google a mantê-la lá.

URL

Sua URL consiste em seu nome de domínio (como wordstream.com), seguido por uma barra, seguido por texto separado por hífens.

Incluir palavras-chave em seu URL ajudará o Google a identificar mais rapidamente sobre o que é sua página. Além disso, o URL aparece entre o título e a meta descrição nos resultados da pesquisa. Um URL limpo que corresponda ao título da página é mais atraente e confiável para os usuários e mais adequado para aparições na primeira página.

Alt tags

O Google só pode ver imagens se a imagem tiver uma alternativa de texto (também conhecida como tag alt). Se sua tag alt incluir palavras-chave, o Google poderá detectar mais relevância dessa página e se sentir mais confortável em colocá-lo na primeira página de resultados de pesquisa.

3. Escreva para humanos

Obviamente, o corpo do conteúdo da sua página é o local mais importante para incluir as palavras-chave para as quais você está tentando classificar. No entanto, é fundamental que essas palavras-chave não sejam inseridas de forma sistemática e excessiva, mas incorporadas naturalmente. Na verdade, o Google agora pode detectar o excesso de palavras-chave e, se o fizer, o colocará longe, muito longe da primeira página de seus resultados.

A chave para chegar à primeira página do Google é fornecer conteúdo útil, confiável e fácil de ler, mas informativo, que manterá seu público-alvo em suas páginas e voltará para mais. E compartilhar conversacionalmente o conhecimento que já está em sua cabeça é gratuito e fácil. Lembre-se de que, se você deseja classificar na primeira página do Google para uma pesquisa de palavra-chave específica,  sua página precisa fornecer as informações, e não apenas as palavras-chave,  que os usuários estão tentando obter quando digitam essa pesquisa no Google.

4. Enfatize a localização

Outra maneira gratuita de colocar as páginas do seu site na primeira página do Google é segmentar consultas baseadas em localização. Certifique-se de que seu site indique claramente sua cidade e/ou área geográfica, por meio de sua página de contato e, possivelmente, também por meio de postagens de blog e páginas de serviços. Dessa forma, quando as pessoas pesquisarem: “seu setor” + “sua cidade”, o Google coletará essas informações e mostrará sua empresa como um resultado de pesquisa “perto de mim”.

Mesmo que um usuário não pesquise usando um local específico, o Google ainda fornecerá resultados geograficamente relevantes com base em seu endereço IP, portanto, o  SEO local  não é apenas gratuito, mas sempre importante (mesmo durante uma pandemia).

5. Otimize para dispositivos móveis

Você não encontrará um site no topo de uma pesquisa do Google que não seja responsivo. Os consumidores agora usam telefones e tablets mais do que computadores e laptops, e a maioria das pesquisas locais é realizada em dispositivos móveis. Como resultado, o Google favorece sites compatíveis com dispositivos móveis . Na verdade, todos os sites agora são indexados pela indexação mobile-first .

Responsivo é ideal, pois seu site se adapta a qualquer tamanho de tela e mantém a funcionalidade. No entanto, se você não tiver um site responsivo, há ajustes que você pode fazer em seu site para garantir a experiência mais perfeita para um usuário móvel.

6. Concentre-se na experiência do usuário

Ser compatível com dispositivos móveis não é suficiente para um site. Também deve ser atraente e fácil de usar . Um site com navegação intuitiva, frases de chamariz claras e respostas às perguntas mais imediatas dos visitantes manterão os visitantes por mais tempo e voltarão mais tarde – o que o Google notará e, por sua vez, classificará você melhor. Quanto mais alto você classificar, mais tráfego receberá em seu site e maior será a probabilidade de aparecer na primeira página.

Para otimizar todos os aspectos do seu site, confira nossa lista de verificação de auditoria de site final (com uma planilha épica do Google de 6 guias) .

Como usar suas listagens de empresas para chegar na primeira página do Google

Além das páginas do seu site, as listagens do seu diretório de negócios on-line também podem aparecer na primeira página de uma pesquisa no Google. Aqui está o que você precisa fazer:

7. Crie uma conta do Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio está evoluindo para uma das ferramentas mais poderosas (para não mencionar gratuitas) para proprietários de empresas locais. Tanto o Google Maps quanto a Pesquisa extraem do Google Meu Negócio para produzir listagens locais (conhecidas como Perfis de Negócios). Criar uma conta no Google Meu Negócio  é uma maneira rápida e fácil de adicionar mais informações ao seu Perfil Comercial, o que ajuda a aparecer na primeira página do Google Maps e da Pesquisa (na seção de resultados locais)h. Certifique-se de prosseguir com a reivindicação e verificação de sua listagem para que você possa monitorar, manter e otimizar sua listagem.

8. Otimize seu perfil comercial do Google

Falando em otimizar sua listagem, considero essa estratégia uma entidade separada porque, embora a criação de uma listagem no Google possa ajudá-lo com sua visibilidade , ela só pode levá-lo até certo ponto em termos de classificação. Em vez de criar uma listagem básica e esperar que ela apareça em uma ou duas pesquisas, otimize sua listagem de empresas do Google  para visibilidade máxima. Veja como:

Complete todas as seções do seu perfil

Quanto mais informações você incluir em sua listagem do Google Meu Negócio, mais pesquisas poderão aparecer na primeira página. Na verdade, listagens completas do Google Meu Negócio recebem, em média, 7 vezes mais cliques do que listagens incompletas.

Mantenha seu nome consistente

Use sempre o mesmo nome exato para sua empresa . O Google não gosta de discrepâncias, mesmo aquelas tão pequenas quanto “Co.” vs “Empresa”

Atualize suas informações

Não conseguir encontrar sua empresa, aparecer para encontrá-la fechada ou chamar uma operadora ao tentar ligar pode não apenas dissuadir um cliente, mas também levá-lo a desconfiar de sua empresa ou a escrever uma crítica negativa. Fique por dentro da sua listagem do Google e faça as atualizações e alterações necessárias para que ela seja confiável o suficiente para estar no topo da lista.

Carregar fotos para sua listagem

O Google Meu Negócio se esforça para fornecer aos consumidores o máximo possível de informações sobre uma empresa, antes mesmo de encontrá-la. Isso inclui como é estar nessa empresa, portanto, certifique-se de enviar fotos que mostrem não apenas os produtos e serviços que sua empresa oferece, mas também a atmosfera e as pessoas que a frequentam.

Experimente nosso avaliador do Google Meu Negócio

Temos uma ferramenta gratuita desenvolvida especificamente para listagens do Google Meu Negócio . Basta fazer login com sua conta comercial do Google e, em menos de 30 segundos, você terá uma avaliação do seu perfil e saberá o que precisa fazer para se aproximar da primeira página.

9. Obtenha avaliações de clientes

Os pesquisadores do Google adoram ver o que as outras pessoas pensam sobre uma empresa, por isso não é surpresa que as empresas com  avaliações mais positivas do Google  apareçam na primeira página. Pergunte aos clientes pessoalmente e crie um link de atalho de revisão para que você possa incentivar avaliações facilmente em seus canais online. Embora isso tecnicamente se enquadre na lista de otimizações do Google Meu Negócio, não se esqueça de que existem muitos outros sites de avaliação, todos com impacto na sua classificação.

As avaliações podem levá-lo ao “Pacote local”, que aparece no topo da SERP do Google.

10. Liste sua empresa em outros diretórios

O Google Meu Negócio é poderoso, mas você ainda deve criar e otimizar listagens em outros diretórios populares como o Yelp. Primeiro, porque o Yelp tem alto tráfego e é amplamente confiável pelo Google, então a página do Yelp da sua empresa pode muito bem aparecer na primeira página do Google para pesquisas relevantes. Em segundo lugar, porque uma listagem sólida com avaliações positivas melhora sua presença online em geral. A revisão online e os links de outros sites confiáveis ​​enviam sinais ao Google que figuram em seu algoritmo de classificação.

Assim como no seu Perfil comercial do Google, certifique-se de que o restante das listagens de seu diretório on-line esteja completo e preciso, consistente em todas as plataformas, atualizado e que você esteja coletando e respondendo às avaliações. Não se esqueça de adicionar fotos às suas listas online também.

Como chegar na primeira página do Google [recapitulação]

Chegar ao topo do Google, ou até mesmo melhorar sua classificação, é muito viável, mesmo para pequenas empresas. Leva trabalho e tempo, mas é uma das coisas mais importantes que você pode fazer pelo seu negócio. Ao saber onde e como fazer ajustes, você pode dar ao seu negócio a visibilidade que ele merece. Aqui estão as estratégias em uma recapitulação:

  1. Crie uma estratégia de palavras-chave para segmentar os termos que seus clientes-alvo estão pesquisando.
  2. Incorpore as palavras-chave no conteúdo do seu site, bem como tags HTML.
  3. Escreva para humanos (não para mecanismos de busca).
  4. Segmente pesquisas baseadas em localização.
  5. Otimize para dispositivos móveis.
  6. Concentre-se na experiência do usuário.
  7. Crie uma conta do Google Meu Negócio.
  8. Otimize seu Perfil Comercial.
  9. Obtenha avaliações de clientes.
  10. Liste sua empresa em diretórios.

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