O que é uma Landing Page?

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O que é uma Landing Page?

Hoje vamos falar sobre o que é Landing Page, seus quatro elementos principais, como fazer uma landing page, o que é uma Thank You Page e como divulgar a sua landing page.

O que é uma Landing Page?

Começando por sua tradução literal o significado de landing page é página de aterrissagem ou seja a pagina que o usuário chega ao entrar no seu site.

Só que no marketing digital é chamado de landing page aquelas paginas que são totalmente focadas na conversão de um usuário como por exemplo um preenchimento de um formulário, uma solicitação de conversa com um consultor ou ate uma venda.

Por isso uma landing page não tem geralmente os elementos comuns de site como menu de navegação, varias ofertas sendo exibidas, links internos e externos espalhados pela pagina.

Em uma landing page o usuário tem duas opções, ou ele converte ou ele saída pagina, e isso faz com que as landing pages tenham uma taxa de conversão muito superior do que paginas comuns de sites.

Em geral uma landing page tem quatro elementos principais, o titulo e o subtitulo, uma imagem de destaque, uma descrição de oferta e um formulário de conversão.

Primeiro Elemento

O titulo e o subtitulo serve para chamar a atenção do usuário e convence-lo a converter ou a pelo menos dar atenção a outros elementos dentro da página, de acordo com a Copy blogger oito em cada dez usuários leem somente o titulo.

Por isso é importante dar atenção, levantar varias ideias de titulo de landing page e não se limitar apenas a reproduzir os títulos da sua oferta, já no subtitulo você pode escrever um pouco mais da sua oferta.

Segundo Elemento

Outro fator importante que afeta nas conversões da sua pagina é o uso de imagens, aqui não tem muita receita basta utilizar uma imagem que represente bem a sua oferta, e é importante utilizar uma imagem com boa resolução e não esquecer de compactar essa imagem para não influenciar no tempo de carregamento dessa imagem.

Terceiro Elemento

O terceiro elemento base de uma landing page é a descrição da oferta, lembra que falamos que oito em cada dez usuários só leem o titulo? Bom isso não significa que a descrição da sua oferta seja menos importante.

É aqui que você vai convencer o usuário de que sua oferta tem valor e faz sentido para ele, você vai vender a oferta, tirar as duvidas mais comuns e alinhar expectativas com visitantes.

Vale também testar videos explicativos e uma previa da oferta em slide share por exemplo.

Quarto Elemento

O quarto elemento base de uma landing page é o formulário, que é uma peça muito importante já que é aqui que o usuário ira realizar a conversão de fato, aqui também não tem uma regra.

Muitas pesquisas apontam que quanto menos menos informações você pedir no formulário maior sua taxa de conversão, então só peça o que for essencial, vale ter um cuidado para não pedir nenhuma informação delicada como o CPF do usuário por exemplo.

Agora que já sabemos o que é uma landing page e seus elementos essenciais chegou a hora de por a mão na massa e fazer uma.

Saiba mais sobre Landing Page.

Como Fazer uma Landing Page?

Você possui duas alternativas para produzir suas landing pages, você pode ter uma ferramenta para fazer sua landing page ou pedir para seu programador desenvolver elas.

As vantagens de ter uma ferramentas para criar uma landing page é que ela possui templates que foram testados e aprovados

Tendo um desenvolvimento mais simples e uma facilidade de integração a outras ferramentas e dentre muitas outras vantagens.

Como todo mundo que acessar e converter na sua landing page vai acessar ela é uma ótima chance de manter o usuário engajado e ate gerar uma oportunidade.

Como Divulgar sua Landing Page?

Mas como as pessoas vão acessar sua landing page? É ai que entra a divulgação, vamos lhe apresentar seis formas diferentes para divulgar sua pagina, você pode testar todas e mensurar qual dará mais resultado para você.

Uma forma simples de divulgar é incluir links internos no seu site e no seu blog, usar banners, call to actions, pop-up ou ate criando uma biblioteca de materiais juntando todas as ofertas que você já publicou.

Outra forma de divulgar é utilizar as redes sociais da sua empresa para compartilhar a pagina compartilhando na sua pagina do Facebook, Linkedin, no seu twitter ou ate utilizar o stories do Instagram.

Redes sociais como Facebook e Linkedin possuem grupos de nichos que podem ser interessantes para divulgar o seu conteúdo, só não vale entrar no grupo somente para compartilhar e sair.

Se você possui uma quantidade de leads cadastrados e eles não conhecem o seu conteúdo porque não enviar um e-mail a eles? A vantagem de ter uma ferramenta de criação de landing page é que você pode segmentar so os contatos cadastrados que não converteram nessa pagina e enviar um e-mail sementado para eles.

Está Fazendo Certo?

Você investe em links patrocinados como Ad Words, Facebook Ads e até Linkedin Ads? Então imagine o seguinte senário, você possui uma campanha de custo por clique de cinquenta centavos por exemplo, você gastou cem reais com essa campanha e recebeu duzentos cliques.

Vamos supor que ao clique você ira levar o usuário a uma pagina mais genérica do seu site com uma taxa de conversão de 3%, dessa forma você geral somente seis leads e gastou por media dezessete reais por lead.

Pronto, agora vamos supor que ao clicar o cliente será redirecionado para uma landing page dedicada e otimizada, totalmente relevante para o anuncio e com uma taxa de 15% de conversão.

Nessa simulação você obteve trinta leads e teve uma redução de 80% no custo por lead, que baixou de dezessete reais para menos de quatro, sera que vale a pena continuar levando seu usuário para uma pagina interna do seu site com mídias pagas do que leva-los para landing pages dedicadas e direcionadas que geram um resultado muito superior?

Essa logica da mídia paga também vale para resultados ogânicos do Google e de outros buscadores, como a taxa de conversão geralmente é muito maior, se você conseguir ranquear sua landing page no Google no lugar de um artigo você terá muito mais resultados.

Por isso separamos quatro ações de SEO na hora de criar uma landing page que podem lhe ajudar.

Ações para sua Landing Page

A primeira é definir uma palavra chave foco para sua landing page, que seja relacionada a sua oferta e que se possivel que tenha alguma relação com seu formato, depois da palavra chave definida esta na hora de colocar ela dentro do conteúdo da sua landing page.

Tente incluir o termo no titulo e na descrição da sua oferta, também inclua a palavra no texto alternativo da imagem que você está usando na landing page, o terceiro passo é incluir a palavra-chave nas configurações da pagina, como na URL, no titulo que vai aparecer nos buscadores e nas meta descrições.

Lembrando de deixar a URL o mais curta possível, tentando não passar de sessenta e cinco caracteres no titulo e cento e cinquenta na meta descrição.

Depois que a pagina tá publicada o próximo passo é identificar páginas e artigos que mencionem sua palavra-chave principal e ate outros termos relacionados para incluir o link da sua landing page e assim passar um pouco da autoridade do seu site para ela.

Co-marketing

Há uma forma de divulgação que poucas empresas exploram chamada Co-marketing, já parau para pensar que existem outras empresas que não são suas concorrentes mas que fazem parte do universo da sua empresa e que poderiam falar do mesmo assunto e gerar leads também?

Se ao invés de cada uma fazer uma landing page falando sobre algo muito parecido essas empresas se unissem para criar um conteúdo mais completo e gerar mais resultados.

É isso que é o co-marketing, você não precisa se limitar a fazer só com uma empresa mesmo que seja para um só material, dependendo da oferta mais de duas empresas podem desenvolver e divulgar.

Um ponto de atenção é você não fazer co-marketing com qualquer empresa, escolha uma que tenha uma boa reputação com seu publico e que também tenha o que oferecer, uma mão de obra para produzir essa oferta ou uma boa audiência para divulgar.

Exemplos

Você pode ver também alguns exemplos de landing pages que foram feitas, aprovadas e que obtiveram um bom rendimento em relação a taxa de conversão de leads para o a empresa.

Landing Page criada para uma pesquisa sobre pets, simples e direta.

Landing Page criada para uma drogaria com textos simples e poucos requisitos.

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