Como saber quado devo usar um site de uma página só?
Sites contendo uma página só, conhecidos como One Page, Single Page ou Página Única, são uma excelente solução para pequenos sites. Há muitas razões para usar a solução one page, desde a facilidade de manutenção até a navegação simplificada, principalmente em tablets e smartphones.
Os benefícios da one page
Claro que nem todos os projetos se adequam bem ao one page mas listarei aqui algumas razões que podem levar você a escolher o one page.
São intuitivos
Por padrão, a única coisa que o usuário deverá saber fazer é rolar uma página. E para estimular isso basta colocar uma setinha em algum canto da tela ou qualquer outro indício que leve o usuário a entender que basta rolar a página.
Como saber quado devo usar um site de uma página só?
Você não vai precisar de preocupar com seus visitantes enrolado com a navegação do site, precisando recorrer a uma caixa de busca para encontrar o que precisam. Você poderá colocar um menu que leve o visitante mais rapidamente a qualquer ponto da página, mas mesmo sem o menu o site continuará utilizável.
Pode ser mais rápido e mais fácil de manter
Embora nem sempre seja assim, um site de uma página bem codificado provavelmente vai ser mais rápido de carregar do que um site com múltiplas páginas. O processo de desenvolvimento do site também póde levar menos tempo, embora dependa da quantidade de complexidade que a página vai ter.
Um site de página única também pode impor certas restrições de design que podem acelerar o desenvolvimento já que você terá apenas um layout básico em mente e não poderá fugir muito disso.
A manutenção pode ser mais fácil também. Quando você só teum uma única página para lidar, a manutenção é mais simples.
Você é forçado a ser simples
Quando você só tem uma página para trabalhar, você tem que simplificar as coisas Não há mais aquelas páginas e mais páginas de propaganda inútil. Agora você tem que ir direto ao ponto.
Contar uma história pode aumentar a ação (storytelling)
O ser humano, desde criança, adora ler histórias. E o formato de página única oferece uma maneira mais interessante de contar e ler histórias. Como a navegação se dá por rolagem, é mais fácil manter uma sequência e assim contar a história que você quiser. Histórias prendem a atenção e podem levar mais facilmente o visitante a tomar uma ação, seja um clique, uma compra ou um contato.
Mais fácil de organizar
Não há aquelas listas intermináveis de páginas e sub-páginas para organizar. Você não precisa mais ficar se perguntando se essa página deve ser o pai e essas outras os filhos. Não há enormes menus de navegação com sub-menus. Tudo fica numa página só. Você pode decidir incluir links de navegação mas nesse tipo de página o menu acaba sendo um acessório, não é mais um item fundamental para a navegação.
Bem visualizado em qualquer dispositivo
Páginas complexas com diversas páginas e layouts exigem um esforço maior para adaptá-los a dispositivos móveis quando comparados com sites de página única. Afinal para fazer uma One Page você precisará utilizar recursos simples que facilitarão na adaptação ao design responsivo. A navegação simplificada da página única também torna mais fácil seu uso em telas pequenas.
Se o site tiver pouco conteúdo, algo em torno de 5 páginas, com pouco texto, não há necessidade de criar 5 arquivos html para 5 páginas. Nesse caso a solução de página única é a mais adequada. Sites de pré-lançamento, landing page ou hotsites também se dão bem em páginas únicas.
Já não é uma boa ideia utilizar página única para sites de comércio eletrônico. Normalmente um site desse tipo engloba centenas de páginas e categorias. Imagine colocar tudo isso numa página só? Não ficaria legal.
Sites grandes e complexos como os portais de notícias não ficam bem numa página só.